Maringá, 20 de Fevereiro de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS NUTRIGENES
 
Untitled Document
06.07.2014
Setrans vistoria vans escolares
Amanhã, a Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) dará início na à vistoria dos veículos de transporte escolar que atuam no município, sendo que no primeiro dia devem ser vistoriadas cerca de 40 vans e peruas cadastradas em estabelecimentos de ensino que transportam os próprios alunos.

Os demais veículos de transporte escolar autônomos serão vistoriados pela Setrans na terça e na quarta-feira, conforme cronograma. A fiscalização acontecerá das oitos às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na sede da secretaria.

Ao todo serão fiscalizados 20 itens, entre eles direção, suspensão, lataria, cintos de segurança, assoalho, bancos, tapeçaria, pneus, sistema de escape, sinalização, faixas laterais, equipamento obrigatório de segurança, seguro.

As vans e peruas aprovadas recebem um selo fornecido pela Setrans e de acordo com procedimento da vistoria, casos de falha ou irregularidade devem ser sanados dentro de prazo estipulado, antes que o veículo possa entrar em serviço. Só após a comprovação de que o problema foi resolvido é que o condutor receberá o selo conferido pela prefeitura.

O secretário de Trânsito, Ideval Oliveira, orienta os pais com filhos que utilizam transporte escolar fretado a estarem atentos quanto às condições dos veículos e a presença do selo de vistoria fornecido pela Prefeitura de Maringá.

“A Setrans faz as vistorias do transporte escolar duas vezes por ano e mantém a fiscalização em frente às escolas e colégios o ano todo. Mas nada substitui o cuidado que os pais devem ter ao confiar os filhos, diariamente, a condutores e veículos para o trajeto entre o lar e a escola. Peço que todos fiquem atentos ao escolher o melhor transporte para os filhos e denunciem quando necessário”, conclui.

CRONOGRAMA
Cronograma
Dia 07/07/14 – Transporte de escolares exclusivos:
Das 08h00 às 11h30 – Escola CCI;
Das 13h30 às 17h00 – Demais escolas que possuem transporte exclusivo;
Dia 08/07/14 – veículos de empresas e transporte autônomo com placas de final 1,2,3,4 e 5;
Dia 09/07/14 – veículos de empresas e transporte autônomo com placas de final 6,7,8,9 e 0;

REQUISITOS
O Código de Trânsito Brasileiro, em seu Capítulo XIII que trata da condução de escolares prevê que os veículos destinados ao transporte escolar deverão preencher alguns requisitos.

Por exemplo, os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com registro como veículo de passageiros, inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança; pintura de faixa horizontal na cor amarela, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira, cintos de segurança em número igual à lotação e outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Contran.

No que diz respeito aos pré-requisitos que deverão ser observados quanto ao condutor de veículo de transporte escolar, o Art. 138 do CTB prevê que o mesmo deve satisfazer os requisitos: ter idade superior a 21 anos, habilitado na categoria D, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os 12 últimos meses e ser aprovado em curso especializado para transporte escolar nos termos da regulamentação do Contran.

Além desses requisitos o Art. 329 do CTB determina que os condutores de veículos destinados ao transporte escolar deverão apresentar junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização, Certidão Negativa do Registro de Distribuição Criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores renovável a cada cinco anos.

DICAS
Terminado os festejos de final de ano os pais passam a se preocupar com a proximidade do início do ano letivo escolar e todos os assuntos relacionados ao mesmo, em especial ao transporte.

Na hora de contratar um transporte escolar gastem um pouco mais de tempo para escolher bem o prestador de serviço a fim de garantir a segurança e o bem estar dos seus filhos.

Antes de contratar um prestador de serviços verifique as condições do veículo e da documentação pessoal do motorista; busque referências na escola, com outros pais, na Prefeitura, no Detran ou Polícia Militar; verifique as condições de higiene do carro.
E ensine às crianças ficar sentado enquanto o veículo estiver em movimento; afivelar o cinto de segurança; não falar com o motorista enquanto ele estiver dirigindo; respeitar o monitor do veículo; falar com os pais sobre o que acontece durante a viagem, sobretudo se constataram o cometimento de infrações como usar o celular ao volante, avançar o sinal fechado; dirigir fumando, ultrapassar em local proibido, entre outras condutas irregulares e descer do veículo somente depois que ele parar totalmente.

Danyani Rafaella
Foto - Reprodução
 
20.02.2018
Corinthians empata com RB
20.02.2018
Risco de infestação do mosquito da dengue é alto
20.02.2018
Pagamento do IPTU com 8% de desconto vai até dia 22
20.02.2018
Manifestantes invadem escritório de ministro da Saúde
20.02.2018
Bandidos matam um e ferem duas crianças na Cidade
19.02.2018
Reforma e revitalização da Praça de Patinação
19.02.2018
Comércio de Maringá registrou queda de faturamento
19.02.2018
Ator é vítima de comentários racistas
19.02.2018
Edital para frota de coleta seletiva tem apenas uma empresa
19.02.2018
Detentos do RJ fazem rebelião com reféns
19.02.2018
PM apreende mais de meio milhão de reais e maconha
Nipo Brasileiro Contabilidade
Hotel Internacional
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual