Maringá, 21 de Fevereiro de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS NUTRIGENES
 
Untitled Document
10.11.2017
Projeto de “bueiros inteligentes” é aprovado
A Câmara Municipal aprovou na manhã de ontem (9), em primeira discussão, Projeto de Lei sobre a instalação de dispositivos de retenção de resíduos sólidos em bueiros da Cidade.

A fim de evitar entupimentos e gastos com a limpeza das galerias pluviais, a iniciativa de Jean Marques (PV) recebeu nove votos favoráveis pela implementação de forma gradativa e a critério da Prefeitura de peneiras, grades ou caixas que não permitam a passagem de garrafas, galhos e outros detritos de grandes proporções.

O PL número 14106 deste ano tem como base uma proposta colocada em prática há dois anos em São Paulo (SP), durante a gestão de Fernando Haddad (PT). Na capital paulista, os dispositivos colocados no interior de centenas de bueiros, analisados e tidos como pontos frequentes de entupimentos e alagamentos, retêm efetivamente o lixo que é arrastado pela chuva às galerias. Com base no texto votado nessa quinta-feira, sem uma determinação concreta do tipo de material a ser utilizado, iniciativa recebeu quatro votos contrários e comentários sobre a real eficácia. Parlamentares vão se reunir para discutir emendas.

Apreciado pela primeira vez durante a última sessão ordinária, a iniciativa visa conferir ao Executivo Municipal autoridade para definir pontos considerados problemáticos e a melhor forma dos entupimentos serem resolvidos ou minimizados. De modo gradativo e ser maiores especificações, caso o projeto seja aprovado pela maioria simples em segunda votação e, consequentemente, sancionado pelo prefeito Ulisses Maia (PDT), servidores da Prefeitura serão responsáveis por analisar quais os principais locais da Cidade que enfrentam constantemente inundações por resíduos bloquearem os bueiros.

De acordo com autor do PL, Marques garante que apesar da existência de campanhas de conscientização sobre os riscos gerados ao jogar lixo em ruas e calçadas, a quantia de materiais recicláveis e orgânicos ainda é considerável, fato que justifica a implementação de dispositivos para evitar gastos e prevenir problemas gerados pela ausência de escoamento da chuva. Com isso, um material que possibilita a passagem de água seria fixado no interior dos bueiros. Em determinado período de tempo, servidores realizariam a limpeza apenas mediante remoção da caixa, fato que evita entupimentos e melhora o trabalho de recolhimento.

O vereador Sidnei Telles (PSD) alertou Marques sobre a eficácia dos dispositivos e relatou que, sem maiores especificações, o projeto não funcionaria de forma adequada. Ainda que em minoria, o pensamento foi seguido por Homero Marchese (PV), Chico Caiana (PTB) e Do Carmo (PR), que votaram contra o PL. Apesar da vitória, Jean relatou que irá debater com os parlamentares para que emendas sejam acrescidas ao projeto a fim de melhorar a redação e questionar o papel da Sanepar nesta ação. As emendas e o projeto na íntegra devem ser votados na próxima terça-feira (13).

Matheus Gomes
Foto - Reprodução
 
21.02.2018
Maia pode sancionar lei do assédio moral
21.02.2018
Semob promove ações para reduzir excesso de velocidade
21.02.2018
Obras no Terminal da Morangueira atrasam
21.02.2018
Senado aprova decreto presidencial de intervenção no RJ
21.02.2018
Denarc de Maringá apreende seis toneladas de maconha
21.02.2018
Onda de violência em Maringá preocupa
20.02.2018
Corinthians empata com RB
20.02.2018
Risco de infestação do mosquito da dengue é alto
20.02.2018
Pagamento do IPTU com 8% de desconto vai até dia 22
20.02.2018
Manifestantes invadem escritório de ministro da Saúde
20.02.2018
Bandidos matam um e ferem duas crianças na Cidade
19.02.2018
Reforma e revitalização da Praça de Patinação
19.02.2018
Comércio de Maringá registrou queda de faturamento
19.02.2018
Ator é vítima de comentários racistas
19.02.2018
Edital para frota de coleta seletiva tem apenas uma empresa
19.02.2018
Detentos do RJ fazem rebelião com reféns
19.02.2018
PM apreende mais de meio milhão de reais e maconha
Nipo Brasileiro Contabilidade
Hotel Internacional
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual