Maringá, 21 de Abril de 2018
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04.01.2018
Radares de velocidade são instalados em Maringá
A Prefeitura de Maringá iniciou na manhã de ontem (3) a instalação dos novos radares de velocidade em 40 pontos da Cidade. Após finalização da etapa de licitação e remoção dos antigos equipamentos que estavam inutilizados, nesta semana começou a última fase antes do funcionamento das câmeras que terão como objetivo coibir abusos por parte dos motoristas. Iniciativa foi planejada no segundo semestre de 2017 como uma tentativa de reduzir o número de acidentes no perímetro urbano.

Por volta das 9h dessa quarta-feira, equipes das Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e Serviços Públicos (Semusp) deram início a fixação dos postes com câmeras em locais estratégicos e analisados previamente pela Prefeitura. A via escolhida foi a Avenida Nildo Ribeiro, que terá em toda a extensão cinco pontos de equipamentos que ficarão responsáveis pela fiscalização dos dois lados da rua, totalizando 10 espaços de monitoramento diferentes.

A licitação para a compra dos equipamentos mais o pagamento do serviço de operacionalização teve como valor máximo pela Prefeitura R$ 3,3 milhões. Em virtude da concorrência de diversas empresas, inclusive de outros estados, o preço vencedor se deu pela proposta da Tecdet Tecnologia, com R$ 1,3 milhão e economia de R$ 2 milhões, fato comemorado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Apesar do valor abaixo das expectativas até dos mais otimistas da pasta responsável pelo plano que visa a redução dos acidentes, a empresa é capaz de suprir todas as necessidades requisitadas pela gestão.

A medida foi idealizada pela Semob após análise dos acidentes automobilísticas dentro do perímetro urbano de Maringá e protestos por parte da população, especialmente do entorno da Avenida Alexandre Rasgulaeff, que promoveu críticas após uma morte e um atropelamento grave em curto período. Com as câmeras responsáveis pela fiscalização do abuso de velocidade desativadas desde outubro de 2016, o secretário responsável pela pasta, Gilberto Purpur, anunciou o plano para verificação de motoristas acima do limite permitido em 40 localidades que resultam em 80 pontos monitorados.

O cronograma desenvolvido pela Semob previa o início das instalações justamente nesta primeira semana de 2018, caso nenhuma situação adversa fosse identificada. Se o ritmo permanecer como o atual, a Prefeitura deverá finalizar as fixações dos radares deve ser finalizada até a última semana deste mês, antes de novos testes e fiscalização final por parte do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que irá visualizar possíveis erros ou problemas dos mecanismos. Por meio de nota, o secretário interino da pasta, Edson Paliari, haverá informações nas vias sobre a presença e o funcionamento das câmeras, como forma de educar os motoristas e não apenas punir.

Mortes
Com dados do 4º Batalhão da Polícia Militar, a Prefeitura de Maringá divulgou balanço final de 2017 sobre os acidentes de trânsito no perímetro urbano. Em comparação com 2016, os últimos 12 meses registraram pequeno aumento no número de mortes após colisões que envolvem pedestres, bicicletas, motocicletas e caminhões em ruas e avenidas da Cidade. No ano passado, 42 pessoas perderam a vida, sendo os meses de abril, maio e junho o período mais violento, com 19 óbitos no total. Janeiro e fevereiro registraram apenas duas mortes, sendo os meses mais pacíficos no trânsito.

Das vítimas, 37 são do sexo masculino e outras cinco do sexo feminino. Como em outros anos, os motociclistas foram os que mais tiveram mortes em comparação a outros meios de transporte, com 23 pessoas, contra sete em carros, 11 pedestres e um com bicicleta. 10 vítimas possuíam de 20 a 29 anos e oito entre 30 e 39 anos, sendo o público destas faixas etárias os que mais se envolvem em colisões e, também, os que mais morrem no trânsito maringaense. De todos os casos, não estão incluídos os acidentes na Avenida Colombo, área urbana da BR-376, e a PR-317.

Com o aumento de 38 mortes em 2016 para 42 em 2017, a Prefeitura espera que além de ações de conscientização, blitze educativas e outras propostas para incentivar a redução da velocidade, especialmente em locais de grande movimentação e cruzamentos, a fixação dos radares ajude a diminuir tanto as colisões como a gravidade destes acidentes. Sem números ou expectativas, a Semob irá avaliar a situação dos 40 pontos ao longo do ano para verificar se as câmeras surtiram efeito nos costumes dos motoristas.

Matheus Gomes
Foto - ACP
 
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