Maringá, 20 de Agosto de 2018
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17.04.2018
Novo Contorno Sul - Anteprojeto de reformas é finalizado
Em virtude de problemas causados pela erosão do asfalto e a falta de estrutura para evitar a continuidade do processo, a Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), finalizou nessa segunda-feira (16) o anteprojeto para a reforma do Contorno Sul.

Como forma de reestruturar a pavimentação, incluir pontes, viadutos, trincheiras e galerias pluviais, um documento anterior ao projeto oficial foi realizado e servirá de parâmetro para o futuro da maior obra de mobilidade da história da Cidade.

Com custo estimado em R$ 225 milhões, sem previsão de início ou finalização, a Semob desenvolveu um projeto de resolução definitiva para o Contorno Sul, que realiza o desvio de parte significativa do tráfego na região central de Maringá. Ao mesmo tempo, haverá reforma total, inclusive, das sinalizações verticais e horizontais, pelo fato da alteração da pista de rolagem, que poderá receber uma ciclovia do lado norte.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a proposta para o contorno é inédita e pretende incentivar ainda mais o uso da via e evitar maiores transtornos no futuro, por conta do processo de erosão. Desta forma, a pista atualmente existente, com quatro faixas, será totalmente reformulada, para melhorar a malha asfáltica, a estética e questões relacionadas ao escoamento da água da chuva, um dos principais fatores que causam o desgaste.

Com base no anteprojeto divulgado ontem, além de toda a via do Contorno Sul ser alterada, um dos principais pontos com problemas de Maringá, no trevo com a Avenida Colombo, limite com Sarandi, também sofrerá modificações primordiais. Para Purpur, o local receberá um elevado que, em virtude das análises feitas, deverá resolver o problema da trafegabilidade na região, especialmente em horários de maior movimentação, como entre 7h30 às 8h30 e das 17h30 às 18h30.

Também por meio do anteprojeto, ficou definido que nos principais locais de ligação entre os dois lados da pista serão incluídos 11 obras como viadutos, com trânsito aéreo, e trincheiras, com tráfego subterrâneo. Os pontos contemplados serão próximos às avenidas Antônio Rui Saldanha, Maurício Mariani, Carlos Borges e Joaquim Duarte Moleirinho. A estrada São José e as ruas Domingos Danhoni, Mário José de Ferraz, Guerino Baldo e Ataulfo Alves finalizam os trechos com as obras.

Para o secretário, as medidas são de suma importância em razão dos problemas constantemente encontrados na via, principalmente pela falta de um sistema inteligente de escoamento. “A parte mais cara da obra será a pavimentação asfáltica, que é sempre um processo muito caro. Mas neste projeto a parte importante para evitar o processo de erosão se deve pela implementação de canaletas nas laterais da pista”, explica. Após esta etapa, toda a água da chuva, que acelera a degradação especialmente por ficar alojada na massa asfáltica, será desviada para as galerias pluviais e direcionada para rios ou córregos.

A partir de agora, o anteprojeto será a referência principal para o projeto geométrico que será feito nos próximos meses e irá detalhar ainda mais de que forma as pistas do Contorno Sul serão modificadas.

Independente das alterações, o objetivo do local reformulado terá o direcionamento de veículos, inclusive os pesados, para as duas principais rodovias que passam por Maringá, a estadual PR-317 e a federal BR-376.

Por fim, Purpur garante que mediante a finalização do anteprojeto, a Prefeitura irá licitar uma empresa especializada na área para a confecção do projeto final. Ainda sem prazos concretos para a conclusão destas etapas, durante os próximos meses haverá esforços em conjunto para que recursos para a viabilidade da obra sejam obtidos, como envio de carta consulta para o Governo Federal, no Ministério do Planejamento, por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais. Em virtude do grande volume de verbas necessárias para contemplar todo o Contorno Sul, a Prefeitura irá em busca de apoio internacional.

Matheus Gomes
Foto - Reprodução
 
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