Maringá, 21 de Novembro de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS Black Bull Steak House
 
Untitled Document
04.05.2018
Evento põe mulheres no protagonismo
O movimento Baque Mulher de Maringá dá início na noite de hoje ao evento “Obá Xirê – Vivência de Maracatu”. Com presença de personalidades reconhecidas nacionalmente, diversas rodas de conversas e oficinas de percussão, a iniciativa acontece até domingo (6), em diferentespontos da Cidade.

Voltado prioritariamente para mulheres e sob o pretexto da inclusão em grupos de Maracatu e, de forma geral, da disseminação dos ideais de empoderamento feminino, centenas de pessoas confirmaram presença nos três dias.

Apoiado pelo Núcleo de Pesquisas em Participação Política (Nuppol), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGC/UEM), a proposta começa às 19h desta sexta-feira. Com entrada gratuita para todas as pessoas, será realizada no Bloco H35 da instituição uma mesa redonda com o tema “O feminismo e o candomblé: protagonismo de mulheres periféricas e o Maracatu como mediador das relações cotidianas”.

Para a abertura nesta noite, as inscrições serão feitas no local, minutos antes do início. Como forma de discutir de maneira aprofundada sobre o protagonismo das mulheres negras em espaços diversos da sociedade, a mesa será composta por expositoras das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil. Dentre as participantes do debate, de Recife (PE), está confirmada a presença da Mestra Joana Cavalcante, a primeira mulher mestra de uma nação de maracatu de baque e fundadora do movimento Baque Mulher. Em março deste ano, recebeu da Câmara dos Deputados à medalha “MiettaSantiago”, honraria entre as mulheres que possuem papel de destaque perante o País.

Ao lado de Joana, participam a coordenadora do Baque Mulher Rio de Janeiro (RJ), TenilyGuian, e Maya Silva, do Baque Mulher de Recife há mais de uma década. Sob mediação da mestranda em história pela UEM e integrante do Baque Mulher de Maringá, Laís Fialho, a mesa redonda focará na promoção de espaços públicos para debater principalmente sobre o feminismo negro interseccional, as práticas e o protagonismo da mulher periférica dentro do candomblé e no maracatu, que compõe danças, músicas e ritmos originários de Pernambuco.
Após o encontro de abertura para todos os públicos, as atividades do “Obá Xirê” retornam amanhã (5), no Centro Social Urbano (CSU), localizado na Vila Morangueira, Rua Haiti, número 908.

Exclusivo para mulheres, a partir das 9h ocorre o início das oficinas de percussão. Após pausa para o almoço, a oficina retorna às 14h. A iniciativa se encerra às 9h de domingo, com a última etapa do mini curso para o público feminino. As inscrições podem ser feitas pelo evento oficial no Facebook, de nome “Obá Xirê! – Vivência de Maracatu Baque Mulher”, com custos que variam de R$ 10 a R$ 50.

MOVIMENTO
O Baque Mulher de Maringá é uma filial do grupo nascido na capital pernambucana e desenvolvido sem hierarquias, de forma coletiva e com exclusividade para o público feminino, afim de oferecer um espaço seguro para diversas práticas. Além de questões referentes ao universo do candomblé e do maracatu, o movimento maringaense também oferece discussões, via projetos como o iniciado hoje, sobre violência doméstica, racismo, machismo, intolerância religiosa e outras práticas de intolerância e preconceito.



Matheus Gomes
Foto - Reprodução
 
21.11.2018
Palmeiras pode ser campeão antecipado
21.11.2018
Projeto da pista emborrachada do Parque do Ingá
21.11.2018
Falando sobre Aids
21.11.2018
Idoso desaparecido é encontrado morto
21.11.2018
Moro anuncia delegados paranaenses para PF e DRCI
21.11.2018
Começa a Festa Literária Internacional de Maringá
20.11.2018
Hospital Universitário precisa contratar 38 médicos
20.11.2018
Defesa Civil de Maringá eleita a melhor do Estado
20.11.2018
Moro coordenará grupo de combate à corrupção
20.11.2018
PRF registra 15 mortes na Operação República no Paraná
20.11.2018
Acidente na avenida Colombo faz mais uma vítima fatal
19.11.2018
Filhas saem em defesa de Silvio Santos
19.11.2018
Problema com ambulâncias no HU
19.11.2018
Festa Literária de Maringá começa quarta-feira
19.11.2018
SRM promove 10ª Agrocampo
19.11.2018
Hospital do Câncer precisa de doadores de sangue
19.11.2018
Prefeitura cobra do DER adequações para fechar cruzamentos
Nipo Brasileiro Contabilidade
Asia Sushi Beer
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual