Maringá, 18 de Setembro de 2018
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11.05.2018
Serviços de arborização estarão no Portal da Transparência
Como forma de facilitar o acesso a protocolos de poda e remoção de árvores, ao mesmo tempo em que acelera os procedimentos, a Prefeitura de Maringá anunciou nessa quinta-feira (10) a disponibilização via Portal da Transparência.

Através da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), a iniciativa será debatida novamente nas próximas semanas antes de entrar em funcionamento.

Em virtude do alto volume de solicitações a cada mês, a Prefeitura anunciou no último mês a liberação da poda, corte e remoção de árvores por empresas privadas e devidamente cadastradas junto a Semusp. Atualmente em Maringá, somente na fila de espera regular, há aproximadamente 12 mil pedidos para confirmação dos estudos que comprovem o estado de comprometimento das árvores para que a retirada seja feita na sequência.

Somente em calçadas de ruas, avenidas e praças da Cidade há cerca de 140 mil árvores.

Publicado em abril no Diário Oficial, o primeiro procedimento para amenizar os problemas de longa espera para a remoção de árvores comprometidas foi tomado para que contribuintes possam pagar pelo serviço.

Apesar de ser o primeiro passo para que a fila diminua, uma nova iniciativa será colocada em prática para somar ao objetivo inicial da área de serviços públicos maringaense.

Em conversa com na tarde de ontem com o promotor Leonardo Vilhena, o secretário da pasta, Vagner de Oliveira, apresentou o modelo de implementação dos serviços no Portal da Transparência.

A ferramenta que permite maior fiscalização por parte da população deverá receber um espaço específico e digitalizado para a organização dos protocolos por critérios cronológicos. De forma em que os pedidos feitos há mais tempo, isto é, que estão no topo da lista de espera, recebam preferência para que além de oferecer maior transparência para a população, os processos possam ser agilizados. Para Oliveira, estes objetivos implementados em parceria com o Ministério Público (MPPR) tendem a beneficiar principalmente os maringaenses, além, evidentemente, dos próprios funcionários da Prefeitura.

“Foi um pedido nosso ao promotor para avançar nesse entendimento e ele nos atendeu, como sempre, estando conosco na secretaria numa reunião muito produtiva. Trata-se de mais um esforço da gestão no sentido de dar máxima transparência às suas ações”, explica o secretário.

Com o conhecimento na íntegra da respectiva situação sobre a solicitação de uma remoção de árvore, além de maior cobrança por parte do poder público, o munícipe poderá, de acordo com a situação, solicitar a uma empresa privada para que o serviço seja feito. Mesmo que não signifique a resolução definitiva para este problema, a equipe daSemusp garante que é uma iniciativa que caminha para esta direção.

Por fim, Vagner de Oliveira garantiu, após conversa com Vilhena, que outras medidas estão sendo estudadas e devem ser colocadas em prática progressivamente ainda neste primeiro semestre, sendo esta disponibilização no Portal da Transparência como uma iniciativa para dentro de um mês.

Com aproximadamente 1 mil novas solicitações por mês, os mais de 4 mil atendimentos em 2017 não surtiram efeito e a fila não foi reduzida significativamente.

Ambas as autoridades voltam a se encontrar no começo de junho, para oficializar a proposta.

Matheus Gomes
Foto - Reprodução
 
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