Maringá, 24 de Junho de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS Black Bull Steak House
 
Untitled Document
28.05.2018
Aulas e atividades são canceladas em Maringá
Diversos setores e entidades de Maringá anunciaram a paralisação das atividades por tempo indeterminado nessa sexta-feira (25).

Em virtude da greve dos caminhoneiros e do desabastecimento em diversas áreas, serviços da Prefeitura, universidades e outros locais, dentre públicos e privados, estarão sem funcionamento até que estradas sejam liberadas. No quinto dia de mobilização nacional da categoria, somente o Paraná registrou mais de 200 pontos de bloqueio, total ou parcial.

Por meio das respectivas assessorias de imprensa, foi confirmada a suspensão das aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e outras instituições de ensino. Além da educação, as Secretarias de Esportes (Sesp) e de Saúdeinformou que atividades esportivas agendadas para este final de semana também foram canceladas pela impossibilidade de locomoção de atletas, entre outros fatores, juntamente da restrição de cirurgias no Hospital Municipal. Falta de insumos de primeira necessidade motivam suspensões.

PREFEITURA
Após a intensificação dos protestos em todo o Brasil, vias de suma importância para a ligação de Maringá com outras regiões foram completamente fechadas para a passagem de caminhões sem cargas específicas. Na BR-376 e na PR-317, estradas que passam pela Cidade e possuem as maiores movimentações diárias, nenhum veículo de grande porte com insumos como gás, combustível, entre outros semelhantes consegue passar desde terça-feira (22). Com diversos postos sem gasolina e etanol nos reservatórios, secretários se reuniram para traçar estratégias.

Mediante uma frota de 1,2 mil veículos de uso do poder público municipal, a primeira medida se deu pela economia nos combustíveis, com a inutilização de carros para diversos serviços e até mesmo redução por um dia de 40 ônibus do transporte coletivo. Por tempo indeterminado, terão prioridade no abastecimento as ambulâncias, ônibus, vans escolares, carros para abordagem de pessoas em situação de rua, coleta seletiva, viaturas e veículos para o Conselho Tutelar, que suportam atividades consideradas como cruciais para o funcionamento adequado da Cidade.

Apesar de possuir um local de abastecimento próprio, o reservatório do pátio de combustível municipal está com níveis considerados baixos e caso não receba um novo abastecimento, até a tarde de ontem totalmente impossibilitado pelos bloqueios nas rodovias, a partir da próxima semana a Prefeitura terá de deixar o uso de outros veículos. Nessa sexta-feira, o prefeito Ulisses Maia (PDT) divulgou nota onde relata as formas que a greve afeta a população, entretanto, defendeu a mobilização a qual classificou como “lícita” e “em defesa de direitos”.

EDUCAÇÃO
Através de confirmação da secretária de Educação, Valkíria Trindade, todos os Centros Municipais de Educação Infantil de Maringá estão com os portões fechados. Já a partir de segunda-feira (28), aproximadamente 40 mil crianças ficam sem as aulas após identificação da Prefeitura do risco iminente de desabastecimento nas escolas, especialmente pela ausência de estoque de gás em toda a região e diminuição da oferta de frutas, legumes e verduras.

Sem a possibilidade de realizar o preparo de quase 80 mil refeições diárias, aliado a uma possível paralisação, também na segunda, das empresas de transporte escolar, a decisão de cancelar as aulas na rede municipal foi tomada como a melhor saída para não prejudicar crianças, pais e responsáveis. A decisão também é válida para as 51 escolas do ensino fundamental maringaense ficam com os portões fechados pelos mesmos motivos.

No ensino superior as aulas também estão suspensas, especialmente pelo bloqueio de vans e ônibus que levam estudantes de municípios da região para ao menos três instituições de ensino. Na UEM, o calendário está suspenso desde a noite de ontem, ao mesmo tempo em que o Restaurante Universitário também estará fechado.

Unicesumar, Feitepe Unifamma também confirmaram a suspensão das aulas até que as rodovias sejam liberadas e nenhum aluno seja prejudicado visto à impossibilidade de comparecer às salas.

ESPORTE
Com escassez de combustíveis nos postos da região de Maringá, a Secretaria de Esportes confirmou a suspensão de eventos que estavam agendados entre hoje e domingo. As provas da 17ª Copa Cidade Canção de Ciclismo também foram suspensas e não possuem uma nova data definida.

A situação esportiva também se estende para as competições em que atletas maringaenses iriam para outros municípios do Paraná. Com aproximadamente 200 pontos de bloqueio, mais de 60 somente nas regiões norte e noroeste, delegações de vôlei, ginástica rítmica, handebol e basquetebol foram informadas nessa sexta sobre o cancelamento de todas as atividades válidas pelos respectivos campeonatos paranaenses das modalidades.

SAÚDE
Ainda na manhã de ontem, a Secretaria de Saúde divulgou a limitação dos serviços realizados no Hospital Municipal. A fim de economizar gás de cozinha e oxigênio, cirurgias eletivas foram suspensas neste final de semana, para focar em casos emergenciais, além de pacientes que estão internados. Ao mesmo tempo, a alimentação também foi restringida aos usuários do hospital, fato que exclui as refeições de funcionários do HM, do Samu e das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). Já nessa sexta, servidores tiveram de levar os próprios alimentos de casa.

Também por tempo indeterminado, o Hospital Municipal diminui a utilização de insumos nos transportes, lavanderia e outras áreas da entidade. Até o final da tarde de ontem, nenhum problema mais grave foi identificado dentro do hospital por conta da política de restrição. Por meio de nota oficial, a Prefeitura garantiu que as cirurgias eletivas serão reagendadas, com a manutenção da ordem de espera, a fim de que nenhuma pessoa seja prejudicada.


Matheus Gomes
Foto - Reprodução
 
22.06.2018
Prefeitura vai recriar a Codemar
22.06.2018
Sasc quer “Selo Social” para empresas que oferecem vagas
22.06.2018
Paraná e HUM são destaque na captação de órgãos para transplante
22.06.2018
Brasil vence nos acréscimos
22.06.2018
OAB anuncia novo recurso contra cobrança de bagagem
22.06.2018
Empresário capota carro e morre na PR-317
21.06.2018
Trump assina ordem para impedir separação familiar
21.06.2018
CR7 pode quebrar recorde
21.06.2018
Vacinação é liberada para todos os profissionais da educação de Maringá
21.06.2018
Mulher tenta matar marido por causa de drogas
20.06.2018
Operação Marquise 2018
20.06.2018
Cocamar implanta Canal de Ética
20.06.2018
Escolas municipais e CMEI’s serão dispensados para jogos da Copa
20.06.2018
Sasc promove a Semana de Prevenção sobre Drogas
20.06.2018
Já está tudo armado para soltar Lula
20.06.2018
PC continua investigando a morte de Beatriz
19.06.2018
Semulher prepara implantação do botão do pânico
19.06.2018
Os momentos mais vergonha alheia dos repórteres
19.06.2018
Prefeitura e Sanepar não entram em acordo
19.06.2018
Prefeitura de Maringá pretende aumentar o quadro de funcionários
19.06.2018
EXPO IMIN 2018 será realizada pela primeira vez na cidade de Maringá
19.06.2018
Lei Seca soma dados positivos após 10 anos
Nipo Brasileiro Contabilidade
Asia Sushi Beer
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual