Maringá, 25 de Junho de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS Black Bull Steak House
 
Untitled Document
02.06.2018
Semana de Defesa do Meio Ambiente
O cuidado com o meio ambiente começa em casa. Esse é o tema da Campanha de Defesa do Meio Ambiente Annibal Bianchini da Rocha deste ano, promovida pela Câmara Municipal de Maringá.

De segunda (4) a sexta-feira (8) haverá palestras e atividades voltadas para crianças, adolescentes e adultos. Em todas elas há exemplos de como cada um pode contribuir para a proteção e o cuidado com o meio ambiente.

Para divulgar a semana foi criada a campanha “Entre para os guardiões do meio ambiente”, que chama todos os maringaenses para também adotarem pequenas ações individuais que, multiplicadas por milhares de outras ações individuais, podem gerar grandes benefícios para todos – como separar o lixo orgânico do reciclável, economizar água e energia elétrica e buscar alternativas ao uso do automóvel.

Ética e meio ambiente
A cerimônia de abertura da Semana será nesta segunda-feira, dia 4, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 9h30, com a presença dos vereadores, prefeito, secretários municipais e autoridades ligadas ao meio ambiente.Em seguida, o juiz federal Anderson Furlan fará aprimeira palestra do evento.

Graduado pela UEM e com mestrado em Ciências Jurídico-Econômicas pela Universidade de Lisboa (2009), Anderson Furlan falará sobre “Etica e Meio Ambiente” que, segundo ele, é “a relação básica para nortear a convivência entre os seres vivos neste grande condomínio que é o Planeta Terra”.

Um “guardião” de 87 anos
Na manhã de terça-feira, Dia Mundial de Defesa do Meio Ambiente, durante sua sessão ordinária, a Câmara de Maringá fará uma homenagem a um senhor de 87 anos que se tornou o símbolo desta campanha.

Luiz Hiroshi Fukumoto é há 70 anos, literalmente, um “guardião do Pirapó”, o rio que abastece 85% da população da cidade. Ou seja, pelo menos 350 mil maringaenses dependem muito dele, pois o senhor Fukumoto cuida da principal nascente do Rio, no centro de Apucarana, a 55 quilômetros de Maringá. A homenagem a ele foi proposta pelo presidente da Câmara, Mário Hossokawa.

Durante a entrega do Diploma de Mérito Comunitário e do Brasão do Município, será apresentado um vídeo sobre a história do homenageado.

Novos “guardiões”
Ainda na terça, às 14h30, entram em cena novos guardiões do meio ambiente: a turma do Geaquinho. Tudo começou com a Campanha da Fraternidade de 2016, cujo tema era “Casa Comum, nossa responsabilidade”, na qual se chamava atenção para o fato de que todos somos responsáveis pelo meio ambiente.

Atendendo ao chamado, moradores ligados à Paróquia São Mateus Apóstolo e o Grupo de Estudos e Ações comunitárias (Geac) criaram o projeto Mutirão de Limpeza nos Fundos de Vale. Desde então, nos mutirões periódicos que reúnem mais de 150 pessoas, foram retirados dezenas de caminhões de lixo e entulhos dessas áreas.

Esse trabalho incentivou a criação de um livro infantil, no qual, a partir do personagem Geaquinho, conta-se o que vem sendo realizado e os cuidados que a sociedade deve ter com o meio ambiente. Este exemplo de como a comunidade pode atuar para “defender a sua casa” será mostrado na tarde de terça por meio de uma peça teatral com a presença do mascote Geaquinho.

A importância dos pequenos rios
Na sequência, abordará o tema “Por que cuidar dos pequenos rios¿”, a doutora em Ecologia e Recursos Naturais do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora Evanilde Benedito. Coordenadora do projeto de extensão “SOS Riachos de Maringá\", ela é uma das parceiras do Geaquinho no trabalho de proteção aos rios. Sem as pequenas fontes não haveria os grandes rios, daí a necessidade da proteção das primeiras.

O morcego, esse injustiçado
Na manhã da quarta-feira (6), o tema será um animal injustiçado pelo senso comum: o morcego. Ele geralmente é associado à coisa ruim e lendas sobre vampiros. O que pouca gente sabe é que ele forma o segundo maior grupo de mamíferos do País e tem uma importância fundamental na natureza, agindo como dispersores de sementes, polinizadores e controladores da população de outrosanimais. Na agricultura, por exemplo, eles são essenciais, pois somente um morcego consegue consumir 600 mosquitos em uma única noite, diminuindo a necessidade de uso de agrotóxicos.

E é sobre isso que o professor-doutor Henrique Ortênciofalará aos produtores rurais da região e demais interessados a partir das 9h30 desta quarta-feira.Um dos maiores especialistas no assunto no País, Henrique é o coordenador do GEEMEA (Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental) da UEM.

Outros moradores da cidade
Henrique Ortêncio também fará uma palestra na tarde de quarta-feira, mas desta vez voltada para as crianças e com um tema diferente: “Os animais silvestres que vivem na cidade”. Dentre eles, estão desde a abelha, lacraia e mosquitos até o morcego, a pomba e o escorpião, passando pela pulga, aranha, rato, carrapatos e vários outros. Em sua apresentação, ele trará algumas espécimes para apresentar para o público.

Exemplos práticos
Na quinta-feira (7), às 14h30, a Apae – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - realizará uma oficina de cestaria a partir de materiais recicláveis. Aberta ao púbico em geral, ela será conduzida por duas professoras e por alunos da entidade, que mostrarão o passo a passo para transformar folhas de jornais velhos em cestos, cestinhos, vasos, barricas, lixeirinhas, porta-lápis e vários outros objetos decorativos e funcionais.

Uma das parceiras da Apae é a própria Câmara Municipal de Maringá, que com o programa “Câmara Ecoeficiente” recolhe diariamente os jornais velhos em todos os setores do legislativo e os enviam para a entidade. Conduzida pelo setor de zeladoria da Câmara, a iniciativa também recolhe outros materiais recicláveis para envio às cooperativas e mantém dois ecopontos instalados na entrada da Câmara, um para o descarte de pilhas e baterias usadas; e outro para o recolhimento de lixo eletrônico (celulares, computadores, TVs etc).

Vereadores mirins sabatinam secretário
Na quinta-feira, as atividades da Semana do Meio Ambiente continuam às 19h, com a Câmara Mirim. Este projeto, conduzido pela Escola Legislativa da Câmara, reúne alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Seu objetivo é promover a interação entre as crianças e o Poder Legislativo, o desenvolvimento da cidadania e os aspectos políticos da sociedade. Na sessão do dia 7, os vereadores mirins questionarão o secretário municipal de Meio Ambiente, EderleiAlkamim, sobre as ações da prefeitura municipal na área.

Coleta seletiva
Na sexta-feira (8), a partir das 9h30, a diretora da área de coleta seletiva da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), Aline Gava, abordará a importância da separação do lixo orgânico do reciclável e o que vem sendo feito pela Prefeitura para incentivar essa prática.
E, fechando a Semana de Defesa do Meio Ambiente da CMM, a partir 14h30 da sexta, haverá a distribuição de sacos para reciclagem.

Bichos, mudas e artesanatos todos os dias
Durante toda a Semana do Meio Ambiente, a Câmara Municipal distribuirá aos interessados mudas de árvores frutíferas cedidas pelo Viveiro Municipal. Nesses dias também estará acontecendo, na frente do prédio da Câmara, uma feirinha de adoção de animais, organizada por Ongs maringaenses.

Quem visitar a sede do Legislativo Municipal nestes cinco dias também poderá conferir os trabalhos feitos com materiais recicláveis pelos alunos daApae, que ficarão em exposição no hall de entrada.

Assessoria CMM
Foto - DIV
 
25.06.2018
Primeira fase entra na reta final
25.06.2018
Projeto ‘Mutirão do bem’ orienta para guarda responsável de animais
25.06.2018
Argentina: greve geral atinge vários setores
25.06.2018
Rocam persegue e prende jovens criminosos
25.06.2018
Prefeitura assina convênio com a Copel para Plano Gestor
22.06.2018
Prefeitura vai recriar a Codemar
22.06.2018
Sasc quer “Selo Social” para empresas que oferecem vagas
22.06.2018
Paraná e HUM são destaque na captação de órgãos para transplante
22.06.2018
Brasil vence nos acréscimos
22.06.2018
OAB anuncia novo recurso contra cobrança de bagagem
22.06.2018
Empresário capota carro e morre na PR-317
21.06.2018
Trump assina ordem para impedir separação familiar
21.06.2018
CR7 pode quebrar recorde
21.06.2018
Vacinação é liberada para todos os profissionais da educação de Maringá
21.06.2018
Mulher tenta matar marido por causa de drogas
20.06.2018
Operação Marquise 2018
20.06.2018
Cocamar implanta Canal de Ética
20.06.2018
Escolas municipais e CMEI’s serão dispensados para jogos da Copa
20.06.2018
Sasc promove a Semana de Prevenção sobre Drogas
20.06.2018
Já está tudo armado para soltar Lula
20.06.2018
PC continua investigando a morte de Beatriz
19.06.2018
Semulher prepara implantação do botão do pânico
19.06.2018
Os momentos mais vergonha alheia dos repórteres
19.06.2018
Prefeitura e Sanepar não entram em acordo
19.06.2018
Prefeitura de Maringá pretende aumentar o quadro de funcionários
19.06.2018
EXPO IMIN 2018 será realizada pela primeira vez na cidade de Maringá
19.06.2018
Lei Seca soma dados positivos após 10 anos
Nipo Brasileiro Contabilidade
Asia Sushi Beer
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual