Maringá, 19 de Setembro de 2018
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13.06.2018
Duplicação da Avenida Carlos Borges
Um projeto do Executivo aprovado,com 13 votos, na sessão desta terça-feira (12), na Câmara de Maringá, prevê a contribuição de melhoria que será cobrada no exercício fiscal seguinte ao término da obra, provavelmente em 2020.

A duplicação da Avenida Carlos Borges em Maringá é uma obra cobrada pelos moradores da região da zona 04, Conjunto Borba Gato e Monções há bastante tempo. Um acordo feito pelas empresas Extracon e Contersolo venceu uma licitação para realizar a duplicação. O valor da licitação ficou em R$12.021.000,00 para duplicar 3,2 quilômetros.

De acordo com o projeto, os donos dos imóveis ao longo da avenida terão de ajudar a pagar a conta. “A cobrança é feita depois de um levantamento os imóveis que serão mais valorizados pela obra, mas esses valores serão direcionados para o orçamento do município a fim de contribuir com outras obras, pois o valor da duplicação já está garantido”, explica o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto Rodrigues.

De acordo com o decreto de lei, a Contribuição de Melhoria, prevista na Constituição Federal, tem como fato gerador o acréscimo do valor do imóvel localizado nas áreas beneficiadas direta ou indiretamente por obras públicas, ou seja, é realizado um estudo de quanto vale o imóvel antes e quanto passa a valer o imóvel após o término da obra.

Conforme o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), as obras da avenida vão envolver 3,2 quilômetros do trecho entre a Avenida Luiz Teixeira Mendes e a Rua Pioneiro Exaltino Pereira Boa Sorte – localizada entre os jardins São Clemente e Atami, no lado sul do Anel Viário SinclerSimbatti – e deverão ser executadas no prazo de 420 dias.

OBRA
Conforme projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e pela Sec, a duplicação da avenida ocupará uma faixa de 36 metros de largura.

Serão duas pistas de 9 metros, contendo duas faixas de rolamento e uma de estacionamento; canteiro central de 8 metros; uma faixa de ciclovia e calçadas nas laterais das pistas.

Haverá semáforos para transposição da via nos cruzamentos, retornos e criados binários com pontos de ligação nas vias paralelas.

Melaine Nabas
Foto - Reprodução
 
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