28.06.2018 |
Infrações de trânsito caem entre o mês de abril e maio em Maringá |
A conscientização de condutores para o respeito à legislação de trânsito nos últimos meses teve como resultado, além da diminuição de acidentes, uma queda de 25 % do número de infrações registradas pela fiscalização eletrônica de velocidade (radares) e de semáforo.
O comparativo é referente ao mês de abril e maio, últimos meses com levantamento concluído.
Em março, um mês após a implantação dos radares, foram registradas 32.996 autuações. Em abril o número foi de 19.683 e em maio, caiu para 14.826 infrações. Deste número, 12.267 de velocidade superior à máxima em até 20 %; 2.286 de velocidade superior à máxima em mais de 20 % e 273 de velocidade superior à máxima em mais de 50 %.
Com relação à fiscalização eletrônica de semáforos - avanço ao sinal vermelho do semáforo ou parada do veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal -, março registrou 5.673 autuações, abril 5.858 e maio 4.110. Deste número, 3.967 de avanço de sinal e 143 de parada sobre a faixa de pedestres.
O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), José Gilberto Purpur, ressalta que a fiscalização eletrônica cumpre a função de mudar o comportamento de condutores. “Os radares fazem os motoristas estarem em constante vigilância, lembrando que essa postura contribui para um trânsito menos violento com a redução de acidentes e vítimas”, disse.
A educação de trânsito é mais um aliado para a conscientização de condutores. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) promove ações desde a educação infantil com peças teatrais que falam sobre a importância do uso da cadeirinha, respeito à faixa de pedestres e outros temas que fazem parte do cotidiano dos alunos.
Nas empresas são promovidas palestras específicas para cada público. Blitze educativas sensibilizam condutores e ações lúdicas com “zebras” na faixa de pedestres e “pardais” nas proximidades dos radares conscientizam a população.
A Educação Ambiental da Semobtambém realiza capacitação com motoristas do transporte coletivo com o objetivo de levar segurança para os usuários. A Oficina de Trânsito tem parceria com a Viapar e a participação de agentes de trânsito nas reuniões com pais nas unidades de ensino da rede municipal.
Melaine Nabas
Foto - Reprodução |
|