Maringá, 19 de Novembro de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS Black Bull Steak House
 
Untitled Document
05.07.2018
Expo Imin 110
Nos dias 19 a 22 de julho, Maringá será palco da principal festa em comemoração à imigração japonesa no Brasil, a Expo Imin 110. Diversos eventos têm sido realizados em todo o Paraná para marcar os 110 anos de imigração. Em Maringá, a Expo Imin 110 contará com a presença da princesa real Mako, do Japão, e do vice-primeiro ministro, Taro Aso.

A Expo Imin está sendo realizada pela primeira vez em Maringá e haverá shows, exposição de produtos japoneses, animeingá, campeonato de e-sportes, apresentações folclóricas e o concurso nacional de canção japonesa com cerca de 800 cantores.

Uma das principais atrações do evento é a youtuber Ayu Brasil, intérprete da versão em português da música tema, Let it Go, do filme de animação de grande sucesso “Frozen”.

Segundo os organizadores do evento, a Expo Imin110 está com atrações voltadas para as crianças e jovens, uma vez que são eles que levam a tradição e a cultura para as próximas gerações.

O deputado federal Luiz Nishimori, presidente da Comissão dos Festejos, afirmou sobre a importância de realizar esse evento. “Este é um momento de agradecer a nação brasileira que tão bem recebeu os nossos imigrantes japoneses aqui no Paraná e ao mesmo tempo homenagear os imigrantes japoneses que colaboraram muito com o crescimento e desenvolvimento do Paraná”, afirma.

Nishimori ainda ressalta o principal motivo das comemorações, “A programação será voltada para as novas gerações, para o fortalecimento e transmissão dos valores e da cultura nipo-brasileira para os mais jovens”.

O Brasil tem a maior colônia japonesa fora do Japão. O Paraná é o segundo Estado do Brasil com o maior número de imigrantes nipônicos, ficando atrás apenas de São Paulo. O dia da chegada do primeiro navio japonês KasatuMaru em terras brasileiras é a data oficial do início imigração japonesa no Brasil.

O primeiro navio chegou em 18 de junho de 1908, com 718 lavradores que trabalhariam em fazendas do interior paulista. Hoje, estima-se que cerca de 1,9 milhão vivam no país. Desse total, 150 mil moram no Paraná, segundo informações do Consulado do Japão em Curitiba.

Em homenagem à data, a Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil escolheu o tema “gratidão” e lançou o videoclipe da música Arigatô Brasil como tema oficial.
Em uma semana, o vídeo da música que mistura taikôs, tambores japoneses do WadanTaiko Ensemble e o ritmo da escola de samba paulista Águia de Ouro, já teve quase 500 mil visualizações no Youtube. O cantor, Joe Hirata, estará presente na solenidade oficial de abertura do evento.

Os recursos para realização desta celebração são provenientes de patrocinadores que compraram estandes para exposição e da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura.

O evento acontecerá no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, com entrada gratuita. Quem tiver interesse em participar, precisa retirar o ingresso na entrada do evento e outros pontos do município, ainda não definidos.

Melaine Nabas
Foto - DIV
 
19.11.2018
Filhas saem em defesa de Silvio Santos
19.11.2018
Problema com ambulâncias no HU
19.11.2018
Festa Literária de Maringá começa quarta-feira
19.11.2018
SRM promove 10ª Agrocampo
19.11.2018
Hospital do Câncer precisa de doadores de sangue
19.11.2018
Prefeitura cobra do DER adequações para fechar cruzamentos
Nipo Brasileiro Contabilidade
Asia Sushi Beer
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual