Maringá, 21 de Novembro de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS Black Bull Steak House
 
Untitled Document
06.08.2018
Cultura Unijore: Pelas calçadas...
Dá uma licencinha aí, Chico Buarque, mas estamos usando no título acima, uma frase de sua autoria, extraída da musica “Gente Humilde”, sucesso dos anos 70, para falar sobre a CULTURA em Maringá, e também da campanha encetada pela UNIJORE.

A frase justifica o que vimos esta semana em O Diário, ou seja, uma foto de uma geladeira, ou refrigerador como queiram, em plena calçada, cheia de livros, parecendo que é um lar !

Vejam a que ponto chegamos, tudo para incentivar a leitura, uma obrigação que hoje nos parece quase impossível.

Sim, porquê ninguém quer mais ler, ou por não ter tempo ou por ter outros afazeres. Na realidade, a verdade nua e crua é que as rêdes sociais, sempre elas, aparecem como o maior obstáculo para se dedicar à leitura, especialmente aos jovens, justamente aqueles que mais necessitam do livro.

Seria inglória a campanha encetada pela Unijore, do amigo Joel Cardoso, para incentivar a cultura de Maringá ? Daria certo empenhar-se cada vez mais para tentar impor a importância do livro em nossa sociedade ?
Acho que dá sim. Alguém tem que dar o ponta-pé inicial.

Mas Maringá não tem livro ? Não é isso que a campanha quer alcançar. O objetivo maior é incrementar a leitura, fazer do livro um amigo e companheiro.

Interessante é que aqui em Maringá temos escritores até internacionais, poetas, historiadores e até uma Academia Maringaense de Letras, onde estão nossos principais artistas.

Não teríamos que ser uma espécie de Cidade do Livro?
Aliás, Maringá já NASCEU LIVRO. Os pioneiros e desbravadores que ainda residem na cidade devem se lembrar e alguns até possuem em sua biblioteca, um exemplar do livro TERRA CRUA, escrito em 1.957 por Jorge Duque Estrada, e que conta os primeiros dez anos da formação da cidade. Depois, outras obras vieram contando nossas façanhas.

Há muitos livros escritos por autores, aqui em nossa cidade. A maioria, entretanto, prefere focar o futebol, especialmente as façanhas e derrocadas do Grêmio. Time oficial.

Portanto, podemos afirmar com clareza que possuímos afinidade com o Livro, e a percentagem cultural da cidade teria de ser um pouco maior do que se nos apresenta.

Escrevo há uns cinqüenta anos. Não pertenço nem a Unijore e nem à Academia Maringaense de Letras, mas dá para perceber que a nossa Cultura possui altos e baixos. E olha que somos Cidade Universitária, uma vantagem a mais para aprimoramento cultural.

Interessante é que muitos autores vem lançar seus livros justamente em Maringá. Será que para os de fora somos exemplo de cultura e só nós é que não percebemos ?

A verdade é que estamos envelhecendo e não há reposição de escritores, artistas, desenhistas, etc., já que, como se disse acima, a juventude, que seria a bola da vez, pouco se importa pela cultura.

O nível de ensino, tanto o médio como o superior, também vem falhando em não conseguir incentivar o aprimoramento cultural, especialmente através do livro.

Por isso é que esta campanha da Unijore é sugestiva e merece o apoio de todos nós.
E tem que dar certo. Caso contrário vamos acabar fazendo como na musica do título, ou seja, levando nossos livros para as calçadas, na mesa, na geladeira ou no fogão, onde quer que seja, para que este livro não seja esquecido....

Walter Poppi
Foto - Reprodução
 
20.11.2018
Hospital Universitário precisa contratar 38 médicos
20.11.2018
Defesa Civil de Maringá eleita a melhor do Estado
20.11.2018
Moro coordenará grupo de combate à corrupção
20.11.2018
PRF registra 15 mortes na Operação República no Paraná
20.11.2018
Acidente na avenida Colombo faz mais uma vítima fatal
19.11.2018
Filhas saem em defesa de Silvio Santos
19.11.2018
Problema com ambulâncias no HU
19.11.2018
Festa Literária de Maringá começa quarta-feira
19.11.2018
SRM promove 10ª Agrocampo
19.11.2018
Hospital do Câncer precisa de doadores de sangue
19.11.2018
Prefeitura cobra do DER adequações para fechar cruzamentos
Nipo Brasileiro Contabilidade
Asia Sushi Beer
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual