22.01.2019 |
Suspeitos de roubo morrem após confrontos com a PM |
O 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deve abrir um procedimento administrativo para averiguar a conduta de 10 profissionais. Eles se envolveram em cinco diferentes confrontos armados contra dois suspeitos do roubo de um veículo.
As ações subsequentes, que culminaram na morte da dupla (não identificada até ontem), foram registradas na noite de domingo (20), e movimentaram efetivos de Maringá, Sarandi e Marialva.
Segundo informações divulgadas pelo próprio 4º BPM, tudo começou por volta das 19h, em Maringá, quando um militar que estava de folga recebeu informações do segurança de um posto de combustíveis. Ele se dirigiu até o local, constatando que o veículo Chevrolet Vectra, no qual estavam os suspeitos, possuía um registro de roubo. O crime teria ocorrido em Apucarana.
O policial comunicou a situação para equipes da PM por meio de um grupo do aplicativo de mensagens Whatsapp. Antes que uma viatura chegasse ao posto de combustíveis, porém, os suspeitos teriam percebido a presença do militar de folga e saíram do local. Houve o primeiro confronto.
Ainda segundo o 4º BPM, os indivíduos fugiram para a cidade de Sarandi e, por lá, se depararam com uma viatura. Houve o segundo confronto a tiros. Os suspeitos continuaram a fuga no sentido à Marialva, onde equipes da corporação realizaram um cerco.
Uma das equipes se deparou com o Vectra em uma estrada rural do município, acarretando o terceiro confronto. Os suspeitos teriam, então, acessado a rodovia BR-376 no sentido a Mandaguari, quando houve o quarto confronto.
Logo após o viaduto de acesso ao distrito marialvense de Aquidaban, o condutor do veículo roubado perdeu o controle da direção e capotou às margens da pista. Ele e o outro suspeito fugiram a pé por uma vegetação.
Os militares, então, solicitaram o apoio das equipes Choque e Choque Canil. Dois moradores da região teriam visto a dupla suspeita e avisado os policiais, que realizaram novo cerco. Desta vez, eles concentraram as buscas em terrenos baldios do Jardim Eldorado.
O quinto e último confronto ocorreu, segundo o 4º BPM, quando uma das equipes se deparou com os suspeitos – que estariam com as armas em punho. O óbito da dupla foi constatado pelo médico plantonista do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Maringá. E o carro, apesar de recuperado, está danificado pelos confrontos e pelo capotamento.
Agora, conforme o 4º BPM, todos os policiais vão passar por avaliação psicológica. Já o processo administrativo, que analisará a conduta dos envolvidos, deve ser concluído em 40 dias.
Tiago Mathias
Foto - BPM |
|
|