Início Maringá Cidade adere ao Susaf/PR para ampliar mercado de agroindústrias

Cidade adere ao Susaf/PR para ampliar mercado de agroindústrias

Maringá faz parte das 95 cidades paranaenses que já aderiram ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). O intuito do governo estadual é ter no mínimo 200 adesões até 2026.

Desse modo, dos municípios que efetivaram a adesão, 54 o fizeram de modo individual, 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop).

Além disso, 55 pequenas agroindústrias já estão credenciadas e cerca de 20 cidades em processo de adesão.

“Com a adesão ao Susaf, os municípios podem credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal para comercializarem seus produtos em todo território estadual. “É um serviço de muita responsabilidade. Cada vez que entregamos um certificado desse é uma alegria muito grande para a Adapar”, afirma o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins.

SISTEMA 
O Susaf foi criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020. O programa é reservado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido para as cidades ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade.

ADESÃO
Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: