Início Maringá UEM participa do projeto “Gralha Azul”

UEM participa do projeto “Gralha Azul”

Cinco médicos formados em outros países auxiliaram e orientaram a população e profissionais da saúde dos 29 municípios que compreendem a 15ª Regional de Saúde, no enfrentamento da Covid-19. O projeto, denominado “Gralha Azul”, é uma parceria da Regional de Saúde com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e começou há quatro meses.

“Estes profissionais foram semear o suporte técnico, científico e epidemiológico nos pequenos municípios, apoiando os gestores e os trabalhadores na execução das ações voltadas ao combate e à assistência à Covid-19”, explicou a coordenadora do projeto, a docente do Departamento de Enfermagem (DEN), da UEM, Grace Jacqueline Aquiles.

Os profissionais são: Luana Eduarda Ferrara, formada pela Universidad Internacional Tres Fronteras, em Ciudad del Este (Paraguai); Bruna Moura, formada pela Universidad de Aquino Bolívia (Udabol), em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia); Rafael Alencar, também formado pela Universidad de Udabol, na Bolívia; Thamires Santos de Souza e Edina Jacinto da Silva, também formada pela Udabol.

Eles ainda atuaram na orientação e treinamento para o uso do aplicativo de Telemedicina Paraná, nos 29 municípios, e orientação para preenchimento de dados epidemiológicos referentes à pandemia da Covid-19 e da epidemia de dengue. O “Gralha Azul” faz parte de um projeto maior, a UEM atua nos municípios da 15ª Regional de Saúde (Maringá), 12ª Regional de Saúde (CIANORTE), 13ª Regional de Saúde (Umuarama) e 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã).

Redação JP
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: