Noticias Gerais

Estado intensifica prevenção a incêndios florestais

A Secretaria de Estado da Segurança Pública assinou nesta segunda-feira (10), um Termo de Cooperação Técnica e Financeira com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e do Turismo para que o Corpo de Bombeiros e o Instituto Água e Terra (IAT) unam esforços na preservação e proteção do meio ambiente.

Ainda no evento, foram anunciadas assinaturas de convênio com o Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) e um termo aditivo com a Polícia Ambiental (BPAmb). O termo assinado com o Corpo de Bombeiros visa o desenvolvimento de ações voltadas ao monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais e acidentes envolvendo o transporte, manuseio e armazenagem de produtos químicos perigosos, assim como a promoção ambiental e a preservarão do meio ambiente.

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável repassará R$ 2 milhões à Secretaria da Segurança Pública para serem investidos em equipamentos que auxiliarão o Corpo de Bombeiros na prevenção e no combate às queimadas, além de outras ações.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a parceria beneficia a população. “Com o recurso repassado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável poderemos investir para que possamos atuar com excelência no combate às queimadas, por exemplo. Atualmente, isso é muito importante, tendo em vista que o Paraná está enfrentando um grande período de estiagem que não tem data para ir embora”, disse. 

Para o secretário da Sedest, Márcio Nunes, a assinatura do termo de cooperação entre o Corpo de Bombeiros e o IAT marca um momento histórico no Estado. “O meio ambiente depende muito da Segurança Pública, e todos nós dependemos do meio ambiente, ou seja, a vida depende. A parceria com o Corpo de Bombeiros traz uma tratativa de combate a incêndios florestais e também em relação às cargas perigosas, visto que o Paraná está na rota de muitos desses produtos”, destacou.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, a parceria vai intensificar trabalhos que já são executados pela corporação. “Com a assinatura desse convênio teremos equipamentos à disposição e mais caminhões adequados e viaturas para que possamos continuar a fazer o trabalho, de uma maneira melhor, frente a esse tipo de ocorrência, como de incêndios florestais”, explicou.

Além da parceria já firmada com o Corpo de Bombeiros, outras duas assinaturas de termos foram anunciadas pelas duas secretarias estaduais, prevendo o repasse de R$ 4 milhões que devem ser divididos para dois batalhões especializados da Polícia Militar do Paraná.

Assessoria de Imprensa
Foto – Reprodução

PUBLICIDADES E PARCEIROS