Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

Paraná e Rússia assinaram protocolo para produção pelo Tecpar da primeira vacina produzida contra a Covid-19. O objetivo do momento, prioritário, é a validação da Sputnik V para conter a epidemia no Brasil.

De acordo com o presidente do Tecpar, Jorge Callado, há “entendimento de que podemos trabalhar juntos. Vamos criar um grupo e formalizar o protocolo que vai ser submetido às autoridades brasileiras”. Internacionalmente e pela OMS a vacina russa ainda não é reconhecida.

Inimigo número um das empresas exploradoras do pedágio no Paraná, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) foi convocado para compor na Frente Parlamentar de Encerramento dos Contratos de Pedágio da Assembleia Legislativa. Romanelli é importante no processo e combate inclusive os lenientes acertos feitos pela Justiça para “compensar” os compromissos não cumpridos pelas empresas.

O governador Ratinho Júnior aumentou o lote de rodovias que serão pedagiadas. Mas escondeu que é entreguista ao passar a responsabilidade das novas licitações de pedágio para o governo federal. Para o deputado Romanelli o modelo que está sendo ensaiado vai, de novo, meter a mão nos bolsos dos paranaenses.

Homologado pela Justiça acordo de colaboração premiada com o “doleiro dos doleiros” Dario Messer. Maior intermediário da evasão de dinheiro surrupiado dos cofres públicos devolveu R$ 370 milhões e vai devolver mais R$ 1 bilhão. Condenado a 18 anos de prisão, cumpriu um e com mais dois vai estar à solta na praça.

O deputado Evandro Araújo solicitou da tribuna da Assembleia Legislativa que o governo do Paraná dê atenção e apoio ao Shopping Avenida Fashion, parcialmente destruído por um incêndio. Pleiteou recursos e assistência para os empresários e seus colaboradores.

As regiões de Maringá e Londrina têm igual número de deputados: 4 federais e 4 estaduais cada uma. Mas é interessante o que acontece: enquanto Maringá considera ter 8 deputados, Londrina marca 10.

Isso é possível por que Londrina tenta “subtrair” dois parlamentares estaduais da nossa região, Evandro Araújo, de Marialva, e Delegado Jacovós, baseado em Sarandi, Maringá e Ivatuba onde possui imóveis.

Mais “provas”: Evandro fez 4.079 votos em Londrina, 10.359 em Maringá e 4.971 (26%) em Marialva onde foi vereador e vice-prefeito. Jacovós fez apenas 976 votos em Londrina, 7.463 (19%) em Sarandi e 10.359 em Maringá.

A propósito, o Delegado Francischini (PSL), segundo deputado estadual mais votado em Maringá com 14.147, mais de 7% votos, ainda não deu nenhum retorno para os eleitores maringaenses que insistem em votar em candidatos de outras regiões. E vai ser candidato a prefeito de Curitiba.

O sindicato dos agentes penitenciários participou ontem do sepultamento, fez ato de protesto e vai bloquear atividades em presídios. Represália pelo assassinato de um agente por três pistoleiros, quarta feira em casa na cidade de Piraquara.

Lourival de Souza, de 49 anos, deixa cinco filhos. Ele vinha recebendo ameaças por telefone e sofrera atentado um mês atrás. É o segundo agente assassinado em dois anos a mando de chefias criminosas da Penitenciária Estadual de Piraquara. O sindicato promete impedir durante semanas as visitas e banhos de sol para presos em todo o Paraná.

COMPARTILHE: