Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

As pessoas pobres são a maioria das vítimas do coronavírus. Isso que era apenas uma percepção embasada em lógica está confirmado pelos dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto das Cidades da Unifesp.

De acordo com o professor Kazuo Nakano, “a infecção das pessoas dentro do transporte público é uma das grandes preocupações em relação ao futuro da mobilidade, uma vez que passageiros e, principalmente funcionários ficam expostos a grandes aglomerações”.

Segundo ele o foco é tão evidente que o setor tem implementado desde isolamento dos motoristas e até iniciativas tecnológicas (como tecidos) que diminuiriam o contágio da doença: “E de uma maneira bem contundente está acontecendo mais mortes onde você tem maior número de viagens de transporte coletivo, de ônibus, trem e metrô”.

Afirma o professor da Unifesp que no caso no do transporte coletivo, com base no índice, a “quantidade de viagens com transporte coletivo explica 80,76% a quantidade de óbitos”. Outra pesquisa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, registra maior número de hospitalizações por Covid-19 nas áreas em que as pessoas utilizam mais o transporte coletivo.

O número de infecções e mortalidade é menor nas áreas com maior número de pessoas que usam carro, são empregadores ou profissionais liberais. Estudo compilado em 96 áreas de São Paulo pelo Observatório de Conflitos Fundiários do Instituto das Cidades também levantou que as pessoas mais pobres que tiveram que continuar se deslocando para o trabalho durante a pandemia, são as maiores vítimas.

As principais delegacias de Polícia Civil do Paraná têm a artilharia reforçada desde ontem com 100 fuzis doados pelo Exército Brasileiro. Cada um com dois pentes de balas, os fuzis de longo alcance M964, calibre 7,62, são usados por infantaria de 90 países e podem disparar 120 tiros por minuto.

O prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bogiorno, acaba de ser multado em R$ 4.237,60 pelo Tribunal de Contas. Ele homologou uma licitação – compra de camisetas para formação de alunos – cuja pesquisa de preços foi irregular. O processo continua.

Na “cidade dos pterossauros”, Cruzeiro do Oeste, politicamente a denominação pode ser aplicada também aos homens. Ao contrário do que tradicionalmente ocorre em outros municípios a prefeitura é comandada por uma mulher e duas mulheres vão disputar a próxima eleição.

Candidata à reeleição a prefeita Helena Bertocco, era vice e assumiu o lugar de Beto Sobrinho, cassado pelos vereadores. O nome que surgiu para polarizar é o de Dayana Mazzer, também ex-vice-prefeita, que ficou em segundo lugar na eleição de 2016. A política da cidade está conturbadíssima e Mazzer é vista como pacificadora.

A cidade de Moreira Sales estava agitada ontem. Helicóptero da Polícia Civil pairava e percorria vários bairros, coordenado com cerca de 50 policiais em terra. A informação inicial era de várias prisões já às 9 horas, e resultados somente após o término da operação.

O proprietário de um sítio e 30 de suas cabeças de gado morreram instantaneamente na manhã de quinta-feira, fulminados por um raio. Aconteceu na cidade de Loanda, chovia fraco e o homem – que atendia o celular – chegou a ser levado para hospital, mas chegou sem vida.

COMPARTILHE: