Coluna Francês Press Noticias Gerais

Francês Press

A China registra a primeira patente de candidata a vacina contra a Covid-19. Podendo ser produzida em prazo curto, a vacina testada em roedores e soldados induz o organismo à produção de “forte e rápida resposta imunitária celular e humoral”.

Nove em cada dez brasileiros querem vacinar tão logo apareça o medicamento contra o coronavírus. Pesquisa sobre o assunto também revelou que a maioria dos que querem vacinar foca o retorno à vida normal, sem uso de máscara, sem isolamento e com segurança contra infestação.

Denunciados pelo MP o ex-prefeito José Cláudio Pol e o atual Mauro Slongo, de Luiziana, cidade da região de Campo Mourão, vão arcar judicialmente pela doação irregular de imóveis públicos. O prejuízo calculado para o município de apenas 7.200 habitantes é de R$ 7.155.400,00.

Esses prefeitos autorizaram desde 2009, doações de vários imóveis do município para particulares. Segundo a Promotoria, não seguiram procedimentos licitatórios obrigatórios, não justificaram o interesse público nas doações que também não tiveram sequer avaliação prévia ou autorização legislativa.

Com dois familiares detectados positivamente para o coronavírus – esposa Elaine e filho Petrus – o prefeito Ulisses Maia também está isolado. A confirmação foi feita domingo, todos passam bem.

O presidente Jair Bolsonaro teve grande recepção popular, ontem em Barra dos Coqueiros, Sergipe, onde inaugurou uma usina termoelétrica portuária. Ele também visitou e anunciou a reativação de uma fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, fechada desde 2019.

Em menos de dois meses é a terceira vez que Bolsonaro “ataca” no reduto de Lula, tendo visitado Ceará, Piauí e Bahia. O Nordeste onde ele é a região onde Bolsonaro mais tem conseguido apoio desde o início da pandemia, principalmente depois do auxílio emergencial de R$ 600.

Esse crescimento registra cerca de 100% nas opiniões ótimo/bom – de 17 para 33% – do atual governo com relação ao mesmo período do ano passado. Importante por que o Nordeste é a única região onde o presidente não conseguiu maioria dos votos quando eleito.

Para um dos maiores especialistas em desempenho político do país, Murilo Hidalgo (Paraná Pesquisas) o aumento da popularidade e a queda da rejeição ocorrem no período mais propício para Bolsonaro: “A apenas 90 dias das eleições municipais vão se reverter em resultados positivos”.

Apesar de pouca divulgação no panorama preenchido por coronavírus e governo federal, a Operação Lava Jato segue muitas frentes de investigação, garante o procurador Deltan Dallagnol. Segundo ele: “Em curto e médio prazo apresentaremos cerca de 30/40 denúncias”, agora com figuras menos proeminentes.

Dallagnol sustenta que existem 400 investigações em andamento, abrangendo “nova área da Petrobras”. Elas vão atingir e envolver empreiteiras, galerias de área e a área de compra e venda de ações em bolsa de valores.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, elencando as 16 melhores cidades do ranking do saneamento básico, Maringá está em terceiro lugar. 100% dos maringaenses têm acesso à água tratada e 99% à coleta e tratamento de esgoto.

É uma conquista através da Sanepar – bancada pelos maringaenses – que não pode ser avocada por nenhum prefeito. Silvio Barros (pai) reclamava por Maringá estar sobre 10.000 fossas, João Paulino criou a Codemar em 1962, a empresa começou a operar com Luiz de Carvalho, Said Ferreira entregou o serviço secretamente para a Sanepar, em 2009 Silvio Barros (filho) começou uma luta para retoma-lo e os dois prefeitos que o sucederam, Roberto Pupin e Ulisses Maia… olharam a paisagem.

PUBLICIDADES E PARCEIROS