O Instituto Trata Brasil divulgou nesta semana uma relação com 16 cidades brasileiras consideradas caso de sucesso em saneamento. Entre elas está Maringá que, nos últimos cinco anos, tem figurado entre as cinco melhores cidades do ranking nacional de saneamento básico. Em 2020, o município ficou em terceiro lugar entre 100 maiores cidades brasileiras.
A iniciativa em divulgar os casos de sucesso visa destacar exemplos positivos de gestão em saneamento básico, reconhecendo os esforços das cidades que investem para garantir serviços básicos a população.
“Existe, por parte da direção da empresa, uma preocupação constante em atualizar o diagnóstico operacional dos sistemas de água e esgoto de Maringá. Desta forma, conseguimos identificar, com bastante rapidez, qual o melhor investimento e aquele que atenderá melhor ao município”, explicou o gerente-geral da Sanepar para a Região Noroeste, Sergio Portela.
Portela ainda disse que a ampliação da rede coletora de esgoto vem acontecendo e que os novos loteamentos da Cidade são obrigados, por força de lei, a executar e entregar a rede coletora para novos moradores. Atualmente, 100% da população tem acesso à água tratada e mais de 99% contam com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.
“As parcerias com o município e o apoio da sociedade civil organizada são fundamentais para o avanço do saneamento. A política de investimentos da Sanepar, que garante grande quantidade de recursos para serem aplicados em Maringá, também é essencial. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu mais de R$ 50 milhões nos sistemas de água e esgoto, ampliando, ainda mais, os índices de atendimento na cidade”, destacou o gerente-regional de Maringá, Vitor Gorzoni.
Curitiba, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa também aparecem no ranking.
NOVA SEDE
A central de atendimento ao cliente da Sanepar, em Maringá, passou a atender na avenida Prudente de Morais, 493, ao lado do Mercadão de Maringá. O prédio tem espaço mais amplo e com isso o objetivo é aumentar a capacidade de atendimento, diminuindo o tempo de espera dos clientes. A estrutura conta com sala de espera, banheiros adaptados, fraldário e atendimento especial às imobiliárias.
Para os funcionários foram montadas sala de descanso, cozinha e sala de reunião. O autoatendimento continua sendo oferecido por totens emitindo segunda via, consulta do histórico de consumo, documentação necessária para adesão à tarifa social e atualização de dados cadastrais.
Redação JP
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