Início Destaques do Dia Correios de Maringá aderem greve geral da categoria

Correios de Maringá aderem greve geral da categoria

Os Correios iniciaram ontem uma greve nacional por tempo indeterminado devido à falta de acordo sobre reajustes salariais e reduções em direitos trabalhistas. Objetivo também se posicionar contra a privatização da estatal em fase de análise pelo Governo Federal. Em Maringá, diretores do sindicato que representa os trabalhadores seguem o movimento.

Por conta da pandemia, não haverá concentração em frente às agências, o que dificulta saber o tamanho da adesão a greve. A diretora sindical, Izabel Peliçon, informou que foi passada uma lista de nomes e matrículas dos trabalhadores para ter uma dimensão da paralisação no município. Na manhã de ontem, houve apenas uma reunião em frente às centrais de distribuição e triagem.

Em Mandaguari, Cafezal, Cidade Gaúcha, a adesão gira em torno de 80% dos funcionários; Sarandi tem 100% dos carteiros ausentes. Essa paralisação já estava sendo sinalizada há algumas semanas, já que não havia acordo entre sindicatos da categoria, Telégrafos e Similares (FENTECT), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e o Governo.

A categoria denuncia o corte de 70 benefícios da classe, como vale-alimentação, auxílio-creche e reduções de até 30% no adicional de risco. Também reclamam de pagamentos com descontos indevidos e um aumento na parcela a ser paga por planos de saúde. Desde julho, os funcionários dos Correios denunciam falta de equipamentos de proteção individual contra o coronavírus.

Por meio de nota, os Correios informaram que “não pretendem suprimir direitos dos empregados. A empresa propõe ajustes dos benefícios concedidos ao que está previsto na CLT e em outras legislações, resguardando os vencimentos dos empregados conforme contracheques que comprovam tais afirmações. Sobre as deliberações das representações sindicais, os Correios ressaltam que a possuem um Plano de Continuidade de Negócios, para seguir atendendo à população em qualquer situação adversa.”

O texto segue dizendo que “desde o início das negociações com as entidades sindicais, os Correios tiveram um objetivo primordial: cuidar da sustentabilidade financeira da empresa, a fim de retomar seu poder de investimento e sua estabilidade, para se proteger da crise financeira ocasionada pela pandemia.”

De acordo com os Correios, a diminuição de despesas prevista com as medidas de contenção é da ordem de R$ 600 milhões anuais. As reivindicações da Fentect, por sua vez, custariam aos cofres dos Correios quase R$ 1 bilhão no mesmo período, 10 vezes o lucro obtido em 2019. Portanto, seria uma proposta impossível de ser atendida.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: