Início Esportes Fórmula 1: Equipes assinam Pacto de Concórdia

Fórmula 1: Equipes assinam Pacto de Concórdia

Todas as 10 equipes da Fórmula 1 permanecerão na categoria após o fim deste ano, tendo assinado o novo Pacto de Concórdia se comprometendo com o campeonato.

O acordo comercial anterior terminaria depois de 2020, e o novo é o primeiro a ser assinado desde que a Liberty Media passou a ser detentora dos direitos comerciais da F1.

“Este ano tem sido inédito para o mundo e nós estamos orgulhosos pela F1 ter se unido nos últimos meses para voltar a correr de maneira segura”, declarou Chase Carey, CEO da categoria.

“Nós dissemos anteriormente que, devido à natureza fluida da pandemia, o Pacto de Concórdia levaria mais tempo para ser assinado, e estamos satisfeitos por termos conseguido a concordância de todas as 10 equipes quanto aos planos para o futuro a longo prazo em agosto”.

“Todos os nossos fãs querem ver corridas mais acirradas, disputas roda a roda e todas as equipes tendo uma chance de subir ao pódio. O novo Pacto de Concórdia, em conjunto com o regulamento de 2022, estabelecerá as fundações para tornar isso uma realidade e criar um ambiente financeiramente mais justo e diferenças menores entre as equipes na pista”.

As equipes aceitaram termos financeiros revisados que substituirão a amplamente criticada estrutura anterior de premiação em dinheiro que dava bônus significativos a certas equipes. Isso significa que a Ferrari teve de aceitar termos comerciais menos favoráveis. Entretanto, a equipe confirmou ontem que continuará no campeonato.

Garantir a permanência da equipe mais famosa da categoria foi vital para a Liberty. “A Scuderia Ferrari e a F1 estão juntas desde 1950 e nós estamos felizes por esse relacionamento continuar por muito tempo, já que faz parte do DNA deste esporte”, disse Carey.

A Ferrari é a única equipe que competiu em todas as temporadas desde que o campeonato foi inaugurado em 1950. McLaren e Williams, as competidoras seguintes em termos de longevidade, também confirmaram seu compromisso ontem. O anúncio desta quarta-feira confirma que suas sete rivais se juntaram a elas.

Foto – Reprodução

COMPARTILHE: