Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas” ( 2 Corintios 4-18)

SAUDADE
Hoje completa 25 anos do falecimento do saudoso empresário e pioneiro maringaense, Francisco Feio Ribeiro, que no ano de 1947 quando Maringá foi fundada, montou a Casa Ribeiro, que veio a se transformar no que é hoje o Grupo Ribeiro, que tem como destaque maior a Pneumar.

RECUPERAÇÃO
Na primeira quinzena de agosto as vendas no comércio varejista do Paraná apresentaram crescimento na maior parte dos segmentos. Áudio, vídeo e eletrodomésticos tiveram um aumento de vendas de 49% ficando em segundo lugar informática e telefonia com 26%.

TODOS QUEREM
Pelo jeito todos querem o cargo de Diretor de Comunicação da Prefeitura de Maringá,  que era ocupado pelo blogueiro Aguinaldo Vieira, que foi afastado da função por decisão da Justiça. Hércules Maia Kotsifas, mano do prefeito Ulisses Maia disse que a Prefeitura já recebeu mais de 50 currículos de pretendentes para substituir Aguinaldo.

CONFIRMAÇÃO
Amanhã em Foz do Iguaçu o presidente Jair Bolsonaro vai confirmar a duplicação da Rodovia das Cataratas, no trecho de 8,7 quilômetros entre o trevo da Argentina e o portão do Parque Nacional do Iguaçu. O governador Ratinho Júnior que estará presente anunciou que o Governo do Paraná arcará com 30% da obra e a Itaipu Binacional financiará os 70% restantes.

ÚLTIMA VIAGEM
Na semana que vem o ex prefeito Carlos Roberto Pupin vai fazer sua última viagem antes de começar a campanha eleitoral, quando tentará reconquistar a Prefeitura de Maringá. Não será para o sertão de Goiás, e sim para o sertão do Tocantins, onde fica uma de suas fazendas. Depois, o foco será a campanha.

FALTAM 30 DIAS
Hoje é dia 26 de agosto e o dia 26 de setembro é o último dia para o registro de candidaturas para a eleição de 15 de novembro. É bom se apressar com a documentação pois um mês passa muito rápido. No dia 16 de setembro termina o prazo para as convenções.

CANETA DO MARINGAENSE
A caneta de um maringaense impediu a divulgação de uma pesquisa eleitoral para prefeito de Curitiba. O Juiz Eleitoral Helder Taguchi, maringaense que é filho do saudoso Juiz de Direito Luís Mitsuyoshi Taguchi, atendeu pedido da Rede Sustentabilidade. A pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa deixou de incluir diversos itens questionados pela Rede.

PASSA POR ELE
Os prefeitos que vão para reeleição ou candidatos que querem o apoio do governador Ratinho Júnior afirmam que a indicação do candidato a vice passa pelo governador que está muito bem avaliado nas pesquisas.

EDMAR COM ULISSES
Encontrei ontem o empresário e ex deputado federal Edmar Arruda, que foi vereador e candidato a prefeito de Maringá. Mesmo não estando atuando ativamente na política em razão da dedicação a seus negócios Edmar disse que vai com Ulisses Maia para atender pedido do governador Ratinho Júnior, que é seu parceiro.

AS RENÚNCIAS
No dia 26 de agosto de 1985, portanto, 35 anos passados, Francisco Dornelles renunciou o cargo de Ministro da Fazenda, e Carlos Lemgruber renunciou a presidência do Banco Central. Era o Governo José Sarney e naquele tempo homens públicos tinham coragem de renunciar.

DE OLHO NO FUTURO
A eleição municipal, principalmente em Maringá não pode ser analisada só pelo presente mais também para o futuro. Vejam os casos de Gabriel Sampaio, Renato Bernardi, João Preis, Joel Coimbra e Wilson Quinteiro, Cida Borghetti, Edmar Arruda, que após serem candidatos a prefeito ou vice se elegeram deputado estadual e federal. Akemi Nishimori e o Marco Aurélio Fahur entrarão na disputa em novembro se preparando para garantir vagas como candidatos à Assembleia em 2022. No caso do Marco Fahur vai ser uma sarna para o deputado federal Sargento Fahur, que já tem o Soldado Adriano José como parceiro. Sem contar que Homero Marchese poderá ser também candidato a deputado federal. Ricardo Barros ganhou o apelido de leitão vesgo por disputar uma eleição e já estar pensando na eleição seguinte. São coisas da política.

LIVRO DO MANDETTA
No dia 25 de setembro chegará às livrarias o livro: “ Um paciente chamado Brasil – Os bastidores da luta contra o coronavírus” de autoria do ex ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele narra em detalhes a luta para conter a covid-19 durante sua gestão como Ministro da Saúde.

CONVENÇÃO
O Movimento Democrático Brasileiro de Ivatuba, que é presidido pelo Nesio Clemes marcou para o dia 03 de setembro, a partir de 18,30 horas convenção municipal para a definição de candidaturas para o Executivo e da escolha de chapa de candidatos a vereadores.

MAIS UM
Mais um integrante da família do presidente Jair Bolsonaro está enfrentando o covid-19. O senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, foi diagnosticado com o coronavírus. A Assessoria do senador informa que ele está em isolamento, mas está bem.

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje:
Irene Freiria Fregadolli, Valcir “Akino Maringá” Martins, Massao Tsukada, Acir Luiz Siqueira, Maria Ariette Cecone Maio, Luiz Fernandes Trevizan, Rose Aparecida Costa, Heitor Bolela Filho, Lourdes Donizete Cabau Santana, Jailton Pimentel da Silva, Nelly Santos, Sonia Dalva Cardoso, Aluízio Mendonça, Cláudio Sasazawa, Luiz Rogério Bernabé, José Osvaldo Vieira.

COMPARTILHE: