Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

O presidente Jair Bolsonaro deverá estar amanhã em Foz do Iguaçu com ministros da área de segurança, inclusive o comandante da FAB. Em pauta a discussão sobre modernização da segurança fronteiriça. Também deverá visitar as obras da segunda ponte Brasil-Paraguai e louvar a administração do general João Silva e Lima na Itaipu Binacional.

A legislação eleitoral será rígida na fiscalização das prefeituras na próxima eleição. Entre os focos da Justiça estão os gastos e tipos de publicidade e propaganda; o uso de imóveis e bens públicos; inaugurações e contratação de servidores. Os servidores não podem usar qualquer material eleitoral no trabalho.

Um padre da cidade mineira de Visconde do Rio Branco desejou, na missa de domingo, que fieis que não estão frequentando a igreja por causa do coronavírus, “morram antes da vacina chegar”.

O pároco Antonio Firmino criticou o número elevado de ausências e afirmou que ocorre “mesmo entre as pessoas que estão saudáveis”. Ou seja, quer interferir no direito das pessoas de escolherem procedimentos para continuarem saudáveis.

Em Sarandi o nome de Conrado Ferri passa de boa opção para a prefeitura a alvo de desgaste político pela indecisão. Primeiro seria candidato; depois, vice de Carlos Alberto de Paula, e agora como “provável vice” do prefeito Walter Volpato com quem já se desentendeu.

MP e Gaeco “visitaram” ontem a prefeitura e residências do prefeito e do secretário de Planejamento da prefeitura de Nova Tebas. Ambos e mais quatro empresários de Londrina se aliaram para praticar crimes de fraude licitatória, desvio de recursos e falsificação de documento.

Quatro irregularidades, entre elas gastos irregulares com propaganda nos três meses que antecederam a eleição passada resultaram na rejeição das contas do ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira e vice Ivone Barofaldi. Enquanto o processo corre, Reni já foi multado em R$ 21.444,00.

Também levando em consideração que os países que criticam o desmatamento da Amazônia são aqueles que destruíram suas próprias reservas florestais, o vice-presidente Hamilton Mourão está defendendo a necessidade de alavancar o avanço da produção agropecuária e da indústria na região.

Mourão defende a ocupação de espaços onde têm predominado presenças de estrangeiros. E salienta que introduzir o progresso de forma sustentável e ecológica também será muito importante para promover melhores condições de vida para os atuais habitantes.

O vice-presidente informa que há trabalho junto com o BID, Banco Mundial, e BNDES para linhas de financiamento a atividades produtivas que integrem produtos naturais e a sustentabilidade. Destaca a importância de ocupar a região que tem 20%da água doce do planeta: “O Brasil será líder na venda de água para outros países”.

O laboratório AstraZeneca que desenvolve vacina contra a Covid-19 no Brasil, anunciou ontem o início dos testes clínicos de um medicamento para prevenir e tratar a doença. Os primeiros participantes do ensaio denominado NCT04507256 já receberam uma dose do medicamento AZD7442.

Os resultados da fase 1 são aguardados para antes do fim do ano. Se forem os esperados, iniciará os testes de fase 2 e para avaliar a eficácia na redução da resistência viral do coronavírus.

O Paraná não está na lista, mas polícias de 9 estados foram mobilizadas ontem para vasculhar endereços e prender 28 lideranças do PCC. Também ontem a polícia paraguaia desmantelou plano de fuga do PCC na Penitenciária de Concepción. Além de grade serrada a polícia encontrou explosivos.

Veja a visão do governo colombiano para transformar o país: deu a largada de plano para formar 100 mil programadores digitais nos próximos anos. A “Misión TIC 2022” visa preparar especialistas em projetos de inteligência artificial, internet, robótica e manejo integrado de bases de dados relacionais. Quer liderar a América do Sul com sua quarta revolução industrial.

COMPARTILHE: