Início Notícias Gerais Sanepar reajusta tarifa de água e esgoto em 9,62% a partir de...

Sanepar reajusta tarifa de água e esgoto em 9,62% a partir de novembro

O reajuste de 9,6299% na tarifa de água e esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi homologado pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) e passa a valer a partir de 31 de outubro. A empresa informou que as medições terão mudanças a partir de novembro e o reajuste pleno somente em dezembro

O cálculo da tarifa do saneamento considera o índice de 6,1860% de uma composição de indexadores que incidem na variação da cesta dos índices (IPCA, IGP-M e INPC), assim como a variação de custos da energia elétrica e a variação cambial do dólar em 2019. Também são levados em conta os custos com produtos químicos utilizados no tratamento da água.

A Sanepar já pedia um reajuste à Agepar, mas houve a suspenção do pedido em função da pandemia da Covid-19 por pelo menos 60 dias. Porém, esse prazo acabou no último dia 17 e a crise hídrica no Paraná foi utilizada como motivo para pedir o aumento, que dessa vez foi autorizado. Decisão tomada, segundo a Agepar, para realizar a correção monetária e equilíbrio econômico e financeiro.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: