Noticias Gerais

Coluna ADI

Legitimidade
O STF anulou a delação premiada firmado entre o Gaeco e o ex-auditor fiscal Luiz Antônio de Souza, acusado de ocultar fatos e mentir para a Justiça. Segundo o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, em casos de manifesta ilegalidade no acordo, os atingidos por ele devem poder ir ao Judiciário, que deve agir para garantir o respeito a direitos fundamentais e ao princípio da segurança jurídica.

Cannabis
Será transmitida pelo youtube, a reunião da comissão especial que analisa projeto de lei sobre medicamentos formulados com Cannabis. Segundo o relator da proposta, deputado Luciano Ducci (PSB), o encontro hoje vai reunir especialistas e representantes da sociedade civil para debater o assunto.

Aposta da Rede
Em Curitiba, a Rede anunciou Eloy Casagrande como pré-candidato a prefeito e Michel Urânia como eventual vice. “Propomos um outro olhar, mais criativo, inovador e tecnológico e que respeite o meio ambiente”, diz Casagrande.

Redução
Estimativa do IBGE aponta quase metade das cidades do Paraná perdeu habitantes entre 2019 e 2020. Dos 399 municípios, 183 (45,8%) tiveram redução populacional. Com 11.516.840 de moradores, o Paraná é o quinto do país em população, atrás de São Paulo (46.289.333), Minas Gerais (21.292.666), Rio de Janeiro (17.366.189) e Bahia (14.930.634).

Horário ampliado
Para evitar aglomerações, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, ampliou em uma hora o horário de votação nas eleições municipais de novembro. Os locais de votação estarão abertos das 7h as 17h.

Inelegíveis
Paúra, sudorese, febre, calafrios, dor de cabeça e frouxos intestinais. Não é a covid-19, mas são os sintomas que tomam conta de uma parcela significativa de pré-candidatos a prefeito e vereador. Tudo porque hoje, o presidente do TCE, Nestor Baptista, entrega ao presidente do TRE, Tito Campos de Paula, a lista dos inelegíveis no Paraná. Ou seja, daqueles que têm contas pendentes ou rejeitadas pelas câmara municipais e outras pendências junto aos tribunais.

Sem livemício
O TSE rejeitou, por unanimidade, a possibilidade de realização de transmissões online, sem público, de shows em prol de campanhas durante a pandemia, chamado de livemício. O relator da consulta, ministro Luis Felipe Salomão, rejeitou a possibilidade sob o argumento de que a lei eleitoral que proibiu showmícios, de 2006, também veta “eventos assemelhados”.

Renda Brasil
O deputado Ricardo Barros (PP-PR) convidou os líderes dos partidos da base para uma reunião no Palácio da Alvorada. A ideia é apresentar os detalhes do Renda Brasil e debater com os colegas e integrantes do governo o melhor desenho do programa, do ponto de vista político e econômico.

Rastreabilidade
O Paraná prevê nova ampliação na testagem para identificação de infectados pelo coronavírus, com reforço em rastreabilidade para isolamento de casos. “A rastreabilidade, por meio de identificação dos contatos, é uma forma de identificar pacientes para realizar exames e antecipar o acompanhamento de doentes, agindo assim com mais rapidez e evitar óbitos ou sequelas pela doença”, disse o secretário Beto Preto (Saúde)

Novas subestações
A Copel adquiriu cinco novas subestações móveis que fazem parte de um programa de modernização do atendimento móve, um investimento de R$ 90 milhões para garantir o fornecimento de energia de forma eficiente e dinâmica. As subestações móveis são estruturas portáteis que podem ser deslocadas para atender diferentes regiões.

Menor Impacto
O presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, disse que a decisão por demissões nas fábricas da montadora no Brasil está sendo adiada para que o impacto seja o “menor possível”. “O ajuste de pessoal é o último. Não tenho dúvida que vamos precisar ajustar, mas o tamanho disso ainda não sabemos”, afirmou.

Mais empregos
Com investimento de R$ 12 milhões, a Fitaflex, empresa de Mandaguari, no Noroeste, se prepara para a construção de uma nova unidade de produtora de percintas, fitilhos e elásticos – usados para dar sustentação aos estofados e colchões, por exemplo .Com mais pessoas aderindo ao home office, o segmento de móveis para conforto no lar vem apresentando bons resultados. A previsão é elevar para mais 900 número de empregos gerados pelo grupo.

Na disputa
A deputada Christiane Yared (PL), defensora das questões do trânsito, não tem receio de trazer a tragédia familiar para o debate na disputa da prefeitura de Curitiba. “Enquanto eu usar a morte do meu filho, quantas vidas serão salvas?”, pergunta No entanto, a pré-candidata garante que as prioridades são os investimentos em saúde e educação.

Adiadas
A prefeitura de Londrina adiou o retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino. O prefeito Marcelo Belinati (PP) informou que mantém a suspensão do retorno presencial durante o mês de setembro.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

PUBLICIDADES E PARCEIROS