Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

A Rússia ganhou a corrida mundial dos países que estão produzindo a vacina contra a Covid-19. A conquista foi anunciada pelo Instituto Gamaleia, referência russa em microbiologia e virologia. 

A vacina resulta de um trabalho secretíssimo, de baixo custo, cerca de R$ 300 milhões. Como já fizeram outras vezes os russos abreviaram e até saltaram alguns testes, aplicando em seres humanos e estudando resultados. 

Ontem mesmo a Organização Mundial da Saúde anunciou que não recomenda a vacina. Pelo menos até ter em mãos dados técnicos garantindo a saúde das pessoas que a receberem. O Ocidente sempre suspeita quando a conquista vem do outro lado. 

A Rússia deu à vacina o nome Sputnik, em alusão ao seu grande feito de ter lançado o primeiro satélite artificial da Terra , em 4 de outubro de 1957. O primeiro Sputnik era apenas uma esfera de 58,5 cm e 83,6 quilos, mas deu início à corrida espacial. O segundo (a) vai apressar vacinas de outros países. 

Admiração de Jair Bolsonaro à parte, o presidente Donald Trump trata o Brasil como republiqueta de bananas. O Departamento de Viagens do Governo dos Estados Unidos alertar para que evitem vir ao Brasil. Razões: alta incidência de coronavírus e de insegurança pública. 

O Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan é o local que mais registra mortes por coronavírus em Campo Mourão, número maior do que o que ocorre na maioria das cidades da região. Dos 22 óbitos registrados em CM, 10 foram no Ozanam.  

O décimo óbito, ontem, foi de um idoso de 69 anos que estava em UTI hospitalar. Dos 47 internos da entidade, 25 testaram positivo para a Covid-19. Entre os funcionários 12 também positivaram e sete já se recuperaram. 

Como nunca se deu tanta ênfase às queimadas na floresta amazônica, discursando ontem para presidentes da América do Sul, o presidente Bolsonaro afirmou ontem que o Brasil é criticado de maneira injusta e que adota uma política de tolerância zero na área ambiental. 

Disse ser mentirosa a crítica de que a floresta amazônica “arde em fogo”. Garantiu que a realidade regional “é bem diferente” do que a imprensa brasileira e governos estrangeiros apresentam. Mas dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais retratam que de julho do ano passado a julho último os incêndios aumentaram 34%. 

Bandido que atira em policial é bandido perigoso, mas morto. Ontem pela manhã em uma casa na zona sul de Londrina três bandidos trocaram tiros com a PM e foram a óbito. Na noite anterior em Cascavel, ladrão que esfaqueou um PM também. O soldado foi salvo pelo colete balístico. 

O Procon e a Delegacia de Estelionatos de Maringá apuram denúncias de casos de estelionato nas vendas de aparelhos celulares. Estaria sendo praticado por uma empresa – que tem loja em shopping.  

Se você vai comprar celular pela internet, consulte o Procon. Se não, fique atento às ofertas de aparelhos com valores abaixo do normal de mercado. No comércio não existe milagre, nem comerciante trabalha para dar vantagem ao comprador. Muito barato, você paga, não recebe e fica com o prejuízo e a raiva. 

COMPARTILHE: