Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” ( Salmo 24-1)

VOLTA DA SUBLEGENDA
A eleição de novembro, pelo menos em Maringá, será muito diferente. Será em novo dia, com horário prorrogado em uma hora, com eleitor sendo obrigado a votar mascarado embora seja obrigatória a identificação e a grande novidade, a volta da sublegenda. Criada em 1966 e com duração até 1986 a sublegenda permitia que um partido lançasse até três candidatos. Pois em Maringá o deputado federal Ricardo Barros vai fazer sublegenda, com metade de sua equipe trabalhando para a candidata do PP e outros nomes importantes, inclusive de elementos de sua equipe, trabalhando para outro candidato. Mesmo com metade do time ricardista o candidato se diz independente. E quer que o povo acredite.

NOSSA INDEPENDÊNCIA
Amanhã vai completar 198 anos que Dom Pedro declarou o Brasil independente de Portugal. Em razão do momento em que o mundo está vivendo não haverá desfile e nenhuma comemoração pomposa. No ano passado foi inaugurada a nova Avenida Carlos Borges.

BRASIL PARLAMENTARISTA
No dia 7 de setembro de 1961 aconteceu a posse de João Belchior Marques Goulart na Presidência da República, em um regime parlamentarista com o saudoso Tancredo Neves no cargo de Primeiro Ministro, seguindo-se no Gabinete, Brochado da Rocha e Hermes Lima.

GRANDE CAMARADA
Amanhã vai completar 33 anos da morte de Giocondo Dias, militar brasileiro, que foi secretário geral do Partido Comunista Brasileiro e sucedeu Luiz Carlos Prestes. Baiano, de Salvador Giocondo Dias que foi vendedor do jornal legal A Nação, nasceu no dia 18 de novembro de 1913 e morreu no Rio de Janeiro no dia 7 de setembro de 1987. Eu estive uma vez com Giocondo e se não me engano em companhia de Laércio Souto Maior.

QUAL DELAS?
Como Rafael Greca deverá manter Eduardo Pimentel na sua vice na candidatura à reeleição para prefeito de Curitiba, o PP de Ricardo Barros deve ter candidata própria. Falta decidir se será a deputada estadual Maria Victória ou a ex governadora Cida Borghetti.

OS MASCARADOS
O Tribunal Superior Eleitoral vai precisar de 9 milhões e 700 mil máscaras para garantir a segurança de mesários e de eleitores nos locais de votação.

TUDO SECRETO
Tudo está sendo secreto na maioria dos partidos maringaenses com relação as eleições municipais. As possíveis coligações são mantidas em segredo, não se tem confirmação sobre os possíveis vices, não são conhecidos os coordenadores de campanhas e não se anunciam nem as agencias já contratadas para a campanha. Sem contar que tem pessoas da mesma família trabalhando secretamente para candidatos diferentes.

ÚNICA CONDIÇÃO
O empresário e cartorário Evandro de Oliveira tem sido procurado por muitos partidos e muitos pré candidatos a prefeito para uma possível coligação. A determinação do PSDB é para que se faça coligações, desde que Evandro seja o candidato a prefeito.

AS PESQUISAS
Pesquisas são casos à parte em época de campanha. Um conhecido instituo do Paraná, pediu na “camaradagem” a bagatela de R$ 24 mil para fazer uma pesquisa em Maringá. Já um outro instituto apresentou uma pesquisa onde uma candidatura cresceu 9% de um dia para outro, em um verdadeiro milagre.

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje:
Lauri Cezar Bittrencourt, Alexandre Durso dos Reis, Sibele Ferrioli Csucsuly, Agnaldo Viscovini, Roberto de Barros Cobra, Angélica Aparecida Sencio, Vicente de Paulo Russo, Ana Gaspar dos Resis, Élio Pontes de Amorim, Vera Maria Senhorinho, Luiz Antonio de Souza, Carolina Novais.

Estarão aniversariando amanhã (07)
Beatriz Cecily Magalhães Barros, Maria Lucia Maia Kotsifas, Dayton Mangeris Gouveia, Ademar Anselmo, Márcia de Morais Manicardi, Waldir Furlan, Paula Tombini, Antonio Roberto Villibor, Marlene Luiza Pardini de Souza, Améria Fenerich Braz, João Álvaro Terna, Maria de Lourdes Velasques, João Vítor Machado dos Santos, Dalva Vieira de Melo, Jorge Luiz Bueno.

COMPARTILHE: