Há quase exatos 25 anos, em 2 de Setembro de 1995, era inaugurado oficialmente o Hall da Fama do Rock and Roll na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos.
E é claro que um evento tão importante como esse tinha que ter uma celebração à altura. Foi assim que surgiu a ideia do Concert for the Rock Hall, uma reunião entre as maiores estrelas da época e os grandes pioneiros do gênero durante mais de 4 horas de Rock em suas mais diversas vertentes.
A inauguração propriamente dita aconteceu um dia antes, em um evento acompanhado por cerca de 10 mil pessoas que contou com Yoko Ono e Little Richard, mas foi no dia 2 que o estádio de Cleveland recebeu uma festa inesquecível para cimentar de vez o início das atividades do local.
Se a abertura ficou por conta do lendário Chuck Berry com Bruce Springsteen e a E-Street Band (juntos pela primeira vez em uma década) como banda de apoio, dá pra imaginar o poder do restante da programação.
Entre os contemporâneos, Bon Jovi, John Mellencamp, Melissa Etheridge e Chrissie Hynde (Pretenders) foram alguns dos destaques, mas foi com a “velha guarda” que a noite realmente ganhou status de lendária.
Além de Berry, outros grandes pais e mães do gênero tocaram naquela noite — Al Green, Jerry Lee Lewis, James Brown e Aretha Franklin são só alguns exemplos dos artistas que passaram por lá.
Como se não bastasse, outros músicos extremamente influentes como Johnny Cash e Bob Dylan também se apresentaram, este último com um set surpresa. Tivemos ainda diversas combinações no palco, com grande destaque para a união entre os membros do Soul Asylum com Lou Reed e Iggy Pop.
Foto – Reprodução