A Polícia Federal não revelou os nomes, mas informou que trata-se de membros de uma família que reside em Maringá, os quais estavam sendo investigados há dois anos por agentes da PF e fiscais da Receita Federal. Foram apreendidos quatro carros, com valor estimado de R$ 2 milhões cada um. Os policiais cumpriram um mandado de prisão preventiva, dois de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão, um deles em Cândido de Abreu.
Os investigados são suspeitos de trazer do exterior carros de luxo, superesportivos, que licenciavam no Paraguai. No Brasil eram utilizados com placas do vizinho país. Os suspeitos também compravam carros de luxo no Brasil e imóveis, por meio de transações ilegais, via operações de câmbio chamadas dólar-cabo e euro-cabo, burlando o sistema financeiro nacional e caracterizando-se como lavagem de dinheiro. Os bens bloqueados passam de R$ 15 milhões.
Segundo o delegado da Polícia Federal de Maringá , Fabiano Zanin, a prisão preventiva foi de um estrangeiro que passa temporadas no Brasil, especialmente em Maringá, de onde comandaria o esquema. As prisões temporárias foram da mulher e do filho dele, que moram aqui. A PF não divulga a nacionalidade do estrangeiro e a identidade dos outros dois detidos para não prejudicar as investigações, que prosseguem, já que há muito mais ainda a descobrir.
Redação JP
Foto – Reprodução