Destaques do Dia

Comércio de rua funciona até às 18 horas neste sábado

O comércio de rua, galerias e centros comerciais vão funcionar, excepcionalmente, neste sábado, das nove às 18 horas; assim como shoppings centers estarão abertos das 11 às 22 horas. A partir da próxima semana, o novo decreto (nº 1331/2020) autoriza os shopping centers abrirem de segunda a sábado neste horário, além de permitir o consumo de bebida alcoólica na praça de alimentação. O comércio de rua em geral poderá atender das 10 às 18 durante a semana e sábados das nove às 13 horas. A abertura de Pet Shops está permitida de segunda a sábado, das oito às 18 horas.

Antes, os estabelecimentos de rua abriam de segunda a sexta-feira das 10 às 18 horas; enquanto os shoppings somente de segunda a sexta, das 11 até 22 horas. Os clubes sociais e associações recreativas ficam autorizados a funcionar todos os dias até às 22 horas, estão incluídas as academias de ginástica, salão de festas, os espaços para a prática de esportes individuais ou de duplas e piscinas com utilização de raias alternadas.

A orientação é que não haja participação de pessoas menores de 12 anos e maiores de 60 anos nas práticas esportivas. Outra atividade autorizada a funcionar foi a prática de boliche. As regras de funcionamento são ter pistas ativas de forma intercalada; até seis pessoas poderão ficar por pista, utilizando luvas; os móveis e utensílios das pistas de boliche deverão ser higienizados a cada troca de clientes; e as pistas necessitam ter, ao menos, um frasco de álcool gel 70º a disposição.

Festas de aniversários e eventos realizados nos estabelecimentos deverão respeitar o limite máximo de 30 pessoas. O sexto artigo do novo decreto especifica que os ambientes das áreas de lazer, quadras de esportes, piscinas e academias dos condomínios residenciais deverão respeitar as normas sanitárias de segurança e distanciamento social, publicadas pela Secretaria Municipal de Saúde na Portaria no 70/2020 de agosto desse ano. É de responsabilidade do síndico organizar o agendamento das áreas comuns.

Os templos religiosos estão autorizados a ministrar até cinco celebrações presenciais semanais de segunda a domingo, atendendo as regras de prevenção ao novo coronavírus.

CAIXA
A Caixa Econômica Federal informou que a agência da Avenida Pedro Taques estará aberta neste sábado. Na região, em Sarandi, também vai funcionar a agência Águas de Sarandi, na Avenida Londrina. Essas e mais 770 unidades em todo o Brasil vão atender das oito às 12 horas. Objetivo é atender beneficiários do Auxílio Emergencial, nascidos de janeiro a novembro; e Saque Emergencial do FGTS para nascidos entre janeiro e abril.

SINDICATO
Na quarta-feira, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá (Sivamar), Ali Wardani, antecipou em vídeo que o comércio da Cidade voltaria a abrir aos sábados. A informação foi passada após decisão do Prefeito Ulisses Maia. No conteúdo ele disse que o comércio voltaria a ‘normalidade’. Após a publicação oficial do decreto, ele comentou que a notícia é um alívio para os empresários.

Reforçou ainda que o sábado é um dia muito importante, chegando a representar 33% do faturamento mensal dos estabelecimentos de rua; no caso dos shoppings chega a 25%. Max Silvestrelli, presidente do sindicato que representa os shoppings de varejo e atacado, disse que agora a tentativa será reabrir aos domingos, dia da semana que representa até 15% das vendas mensais.

Até o momento, segundo Silvestrelli, 104 empresários fecharam as lojas e 2.050 pessoas foram demitidas.

Redação JP
Foto – Reprodução

PUBLICIDADES E PARCEIROS