Início Notícias Gerais Coluna ADI

Coluna ADI

Recurso disponível
Projeto de lei aprovado da deputada Leandre Dal Ponte (PV) garantiu recurso de R$ 160 milhões para os asilos durante a pandemia. Instituições de longa permanência de idosos públicas ou privadas de caráter assistencial, sem finalidade lucrativa terão o direito de acessar o recurso. As instituições têm até o dia 3 de outubro para fazer os cadastros e se aprovado em 15 dias o recurso estará disponível.

Positivado
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), testou positivo para a covid-19. Com sintomas brando vai ficar isolado e despachando de casa.

Protocolo sanitário
O Ministério de Saúde Pública do Paraguai apresentou um “esboço de protocolo sanitário” para a reabertura parcial da Ponte da Amizade. O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, informou que não há uma data concreta para isso acontecer. “A ideia é abrir uma área específica de Ciudad del Este e isso seria feito com um cordão sanitário, que permitiria o ingresso por questões comerciais”.

Inelegível
A decisão da Juíza Cristiane Santos Leite levou o Tribunal de Justiça à derrubar a liminar que garantia a participação da ex-prefeita Tina Toneti (PT) nas eleições de Jacarezinho. A sentença da magistrada tomou como base o decreto que reprovou as contas da ex-prefeita, o que resulta na inelegibilidade, por oito anos, da política.

Flexibilizou
O prefeito Ulisses Maia (PSD) autorizou um novo decreto que flexibiliza a organização de eventos em Maringá a partir do dia 28 de setembro. Com a decisão, eventos, reuniões e comemorações com até 100 participantes estão liberados. Durante todo o evento é obrigatório uso de máscaras, e os organizadores devem fornecer álcool gel.

Mesários
Segundo levantamento do TRE do Paraná precisa ainda de sete mil mesários para as eleições de novembro. Pouco mais de 78 mil voluntários se cadastraram para atuar como mesário. Mesmo com o fim do prazo para nomeação, os eleitores podem continuar se inscrevendo. O estado precisa de 115 mil pessoas que vão atuar em seções e locais de votação.

Fespop
A Assembleia Legislativa aprovou a inclusão da Festa Popular de Santa Terezinha de Itaipu (Fespop) no calendário estadual de eventos. A festa, realizada anualmente em maioo pela prefeitura desde 2003, reúne atrações de vários estilos musicais, entre eles shows com artistas de renome nacional. Em um parque de exposições com mais de 125 mil metros quadrados, traz praça gastronômica, parque de diversões, exposição da indústria e comércio, exposição de orquídeas e feira de sabores.

Salário reduzido
A Câmara de Vereadores de Guapirama aprovou projeto de lei que reduz em 29,5% o salário do prefeito para o próximo mandato. Atualmente o vencimento está fixado em R$15.804,75. A decisão divide a opinião dos parlamentares e causou polêmica. Parte do vereadores afirma que a lei deve vigorar da mesma forma no legislativo e pede a redução igual nos próprios subsídios.

Cicloturismo
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentou projeto de lei que institui o circuito cicloturístico do Norte Pioneiro que se estende a 22 cidades da região. Em seis pontos, o projeto objetiva desde o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico até o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia de Cornélio Procópio e dos municípios vizinhos.

Arquivado
A Câmara de Vereadores de Ibiporã, por unanimidade, arquivou a denúncia contra o prefeito João Coloniezi (MDB, acusado de não responder a pedidos de esclarecimentos encaminhados pelo legislativo à prefeitura.

Fechado!
A deputada Aline Sleutjes (Aliança) confirmou apoio ao candidato a prefeito, Anníbal Biachini (PTC), na disputa em Maringá. “Fechei meu apoio ao pré-candidato a prefeito, Anníbal Biachini, junto com vice-presidente nacional e presidente estadual do PTC, Alexandre Discioli. Juntos, vamos trabalhar pouma Maringá ainda melhor e com mais oportunidades”.

A vacina
Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, 61,2% da população brasileira pretende tomar a vacina contra a covid-19 assim que ela for lançada, mesmo que a imunização não seja obrigatória. Para 55,2% dos entrevistados, é correto que o governo obrigue as pessoas a tomar o imunizante, enquanto 38,6% disseram ser contra a imposição e 6,2% não souberam ou não opinaram.

Voluntários
A Anvisa autorizou o recrutamento de mais cinco mil voluntários brasileiros para os estudos clínicos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. Com a permissão, o país terá ao todo 10.000 pessoas envolvidas nos testes. No sul do País, aplicação do imunizante vai ocorrer em Porto Alegre e Santa Maria (RS) .

Candidato
O DEM confirmou o vice-prefeito Sérgio Pinheiro como candidato a prefeito de Colombo que terá como vice o vereador Ângelo Betinardi (PDT). Pinheiro disse que tem compromisso com a continuidade do desenvolvimento ocorrido nos últimos oito anos do governo da prefeita Beti Pavin (PSDB). “Sou antes de tudo um servidor público, como prefeito serei um servidor do povo para cuidar da nossa nossa gente e da nossa cidade”, disse. Ele tem apoio da deputada Christiane Yared (PL) e dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: