Início Maringá AEAM vai distribuir mudas de ipês no Dia da Árvore

AEAM vai distribuir mudas de ipês no Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, a data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Com objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) vai distribuir mudas de ipês

A ação será realizada em parceria com a Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (AMEA) e o Instituto Água e Terra. A distribuição das 500 mudas dos ipês brancos e amarelos será feita na entrada do Parque do Ingá a partir das 9h30. O trabalho vai ser feito por diretores voluntários das instituições.
Para manter o isolamento social e não aglomerar, os ipês serão entregues no sistema drive thru aos motoristas que passarem pela avenida São Paulo, no trecho próximo ao parque.

“A data é para lembrar a todos a importância das árvores no equilíbrio do ecossistema. O mundo está sofrendo muito com as mudanças climáticas. É só observar as milhões de árvores que têm sido alvo de incêndios em vários países e como isso é prejudicial para todos nós. É preciso conscientizar a população que precisamos plantar mais árvores e preservar ao máximo a natureza”, disse o presidente da AEAM, Gilberto Delgado.

PARANÁ
O Estado vai comemorar a data com o plantio de mais de 550 mil mudas, que contribuirão para o reflorestamento. A ação é do programa ‘Paraná mais Verde’ da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Algumas atividades serão realizadas hoje e amanhã. Todas as atividades serão cercadas de cuidados, com uso de máscaras, álcool gel e distanciamento.

O objetivo é promover a restauração de 506,23 hectares com mudas produzidas nos 19 viveiros mantidos pelo Instituto Água e Terra (IAT). O Paraná produz cerca de 100 espécies nativas como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.

CURIOSIDADES
O Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nação porque quando as flores caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra a bandeira do Brasil. Entre os meses de agosto e setembro é a época em que as flores do ipê-amarelo desabrocham, coincidindo com o dia da independência do Brasil, em sete de setembro.

O Dia da Árvore surgiu em 10 de abril de 1872 quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos. O “Day Arbor” marcou o início de atividades de conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza. No Brasil ainda existe a Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal nº 55.795, celebrada dia 24 de fevereiro.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: