Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

“A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” ( João 1-12)

TV CULTURA: 45 ANOS
Hoje está completando 45 anos de fundação da Televisão Cultura de Maringá-Rede Globo-. Ela surgiu do idealismo dos saudosos Dom Jaime Luiz Coelho, Samuel Silveira, Paulo Constantino e outros. No ano de sua inauguração Silvio Magalhães Barros(pai), era o prefeito de Maringá, e teve uma briga com a emissora logo no começo das atividades.

FALECIMENTO ( I )
Josmar de Almeida, de 66 anos e que enfrentava um câncer morreu ontem em Londrina, onde será cremado hoje. O Josmar foi gerente do Banco Sudameris, em Maringá.

FALECIMENO ( II )
O maringaense Marcel Jader de Lima, de 38 anos, que havia sido diagnosticado com leucemia miloide crônica, faleceu no dia de ontem. Filho de Osvaldinho que comandava a escolinha de futebol do Maringá Club, Marcel era gente do bem.

PARDAL ELEITORAL
A justiça eleitoral vai apresentar amanhã, o aplicativo Pardal para recebimento de denúncias sobre irregularidades em campanhas eleitorais. O aplicativo existe há seis anos e neste tempo foi aprimorado para as eleições de novembro.

SAUDADE
Hoje está completando dois anos da morte de dona Dolores Galhardo Meneguetti, que realizou um grande trabalho social na cidade. Era casada com o saudoso Felizardo Meneguetti um dos fundadores da Usina Santa Terezinha.

PRAZO FINAL
Amanhã será o prazo final para o registro de candidaturas às eleições de novembro. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula, a expectativa é de um aumento de 100% nos 30 mil registros de candidaturas realizadas em 2016.

PESQUISA REGISTRADA
Na semana que vem pode surgir em Maringá o primeiro pedido de registro de pesquisa eleitoral. Os dados seriam coletados já nesse final de semana, e o instituto tem cinco dias para pedir o registro se desejar divulgar.

SEM LARANJAL
A OAB do Paraná lançou a Cartilha Participação das Mulheres na Política: seja um fiscal do povo. O foco é combater as candidaturas “laranjas”, que utilizam pessoas que recebem os recursos e repassam por meios ilícitos a outros candidatos, prejudicando a efetiva participação feminina.

SEGUNDO TURNO
Cinco municípios do Paraná podem ter segundo turno nas eleições de novembro: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. O segundo turno ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores se nenhum candidato conseguir mais da metade dos votos válidos. O segundo turno está previsto para 29 de novembro.

TÁ OFICIALIZADO
Graças ao projeto do deputado estadual Cobra Repórter, a Oktoberfest da cidade de Rolândia passa a fazer parte do Calendário Oficial de Evcntos do Paraná. O deputado Cobra Repórter é representado em Maringá pelo José “Edu” Ferreira Lopes.

HAVERÁ REAÇÕES
Sobre a promoção de 606 procuradores federais ao topo da carreira que tem salários de R$ 27,3 mil, o deputado federal Ricardo Barros, líder do governo Bolsonaro disse que haverá reações. O deputado afirmou: “ Fomos abduzidos pelas corporações”.

REUNIÃO DA OPEM
Depois de um bom tempo a OPEM- Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá-, voltou a se reunir no dia de ontem. Diversos candidatos apareceram por lá, como Ulisses Maia, Rogério Calazans, Jacira Martins, o ex prefeito Silvio Barros e outros.

VIROU TITULAR
O jornalista e advogado Domingos Trevizan Filho foi exonerado do cargo de Chefe de Gabinete do Município de Maringá, para ir trabalhar na campanha à reeleição de Ulisses Maia. Para o cargo foi nomeado Clovis Augusto Melo, que vinha respondendo interinamente, e acumulando com a Secretaria de Gestão.

CARMEM, A NONA
A ministra Carmem Lúcia, é a nona autoridade que testou positivo para o covid-19 desde o dia da posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal.

PREFEITO VIOLEIRO
Amanhã a partir de 9,15 horas na sede da ACIM- Associação Comercial e Empresarial de Maringá-, haverá o lançamento do livro: A Saga do “Caboclo Violeiro”, de Dirceu Herrero Gomes e Donizete Oliveira. O livro relata a história e trajetória de Américo Dias Ferraz, que foi o segundo prefeito de Maringá.

MORTE DA MÉDICA
É lamentável a morte da médica Marissol Bassil, de 55 anos, na cidade de Campo Largo e que testou positivo para o coronavírus. No total são 12 médicos no Paraná que faleceram no exercício do trabalho de enfrentamento ao coronavírus.

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje:
Luciana Nunes Ferreira, Dener Augusto, Aline Volponi, Fernando Cesar Madureira Mestre, Carlos Martins, Dulce Perin Bastos, Ignez Augusti Perez Bonilha, Giovana de Lourdes Marques Fontes, Alexandre Bueno de Almeida, Cícero Pita Januário, Álvaro Antonio Zanin, Marcelo dos Santos Rocha, Ademior Francisco Farias, Marcos Sérgio de Ângelo.

COMPARTILHE: