Noticias Gerais

Coluna ADI

Sem sentido
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que “não há sentido algum” o governo federal insistir na adoção da concessão onerosa com limite de desconto no valor da tarifa no novo modelo de pedágio a ser implantado no Paraná a partir de 2021. “Os paranaenses querem uma tarifa muito mais baixa. Não há sentido algum em adotar um modelo que limite os descontos e adote a cobrança de outorga”, disse.

Fronteiras abertas
O chanceler paraguaio, Antonio Rivas Palacios, adiantou que a data de reabertura das fronteiras será decidida e anunciada em conjunto entre os presidentes Jair Bolsonaro (Jair Bolsonaro) e do Paraguai (Mário Benitez). “Portaria brasileira que ampliou o fechamento de fronteira por mais 30 dias não vai afetar o planejamento de reabertura gradual das fronteiras. A abertura pode demorar um pouco mais por conta do sistema de passe fronteiriço, chamado de cidades gêmeas” ressaltou.

Transparente
O Tribunal de Contas do Estado divulgou o índice de transparência das prefeituras do Paraná, quanto às ações e políticas adotadas para o enfrentamento ao novo coronavírus. A análise dos portais da transparência foi feita entre agosto e setembro. Na avaliação Cianorte, Maringá, Pato Bragado e Pinhais, estão com com 100% na aferição.

No oeste
Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná, ficou em 5º lugar no ranking de transparência. A cidade atingiu o resultado com índice de 97% em transparência. Foram analisados pelo TCE vários pontos relacionados aos atos de publicidade durante a pandemia, entre eles a disponibilidade de endereços e informações de contato para o atendimento médico de casos suspeitos ou confirmados de covid-19

Propaganda eleitoral
Foi dada a largada para período eleitoral. Agora, os candidatos a prefeito e a vereador podem pedir votos aos eleitores. No Paraná, foram registrados cerca de 36 mil pedidos de registro de candidaturas, entre os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Candidatos
O TSE registrou até o momento 517.786 solicitações de candidatos para concorrer nas eleições municipais de 2020. Desse total, 18.416, (3.83%) concorrem ao cargo de prefeito; 18.436 (3.83%) ao de vice-prefeito e 480.934 ao de vereador.

A caminho
O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP), afirmou que tanto a proposta do novo carro-chefe dos programas sociais do governo federal a de reforma tributária foram fechadas e encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro e a líderes partidários.

Tendência
A proposta da reforma tributária é reduzir os encargos sobre a contratação formal de empregados, a chamada desoneração da folha de pagamentos.Para isso, a ideia é reduzir essas cobranças e, em substituição, criar um novo imposto. Mas a tendência é o Congresso derrubar o veto e decidir pela prorrogação da desoneração dos 17 setores até do fim de 2021.

Cuidados
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, fez o alerta sobre a necessidade de manter os cuidados contra a covid-19 durante toda a eleição. O ministro citou que, além dos cuidados de higiene, deve ser evitada a distribuição de materiais impressos. Barroso falou ainda sobre as disseminação de fake news durante a campanha.

Debate franco
Barroso classificou as fake news como “um vírus que ronda as eleições, capaz de comprometer não a saúde pública, mas a própria democracia” e pediu uma campanha “com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e suas ideias, mesmo que diferentes das nossas”.

Em Londrina
A disputa pela Câmara Municipal de Londrina tem 565 candidatos vão buscar as 19 vagas.

Em Ponta Grossa
Ponta Grossa somou 454 candidaturas a vereador que ainda aguardam o julgamento por parte do Tribunal Regional Eleitoral que pode validar ou invalidar os pedidos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

PUBLICIDADES E PARCEIROS