Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

São Paulo será a primeira cidade do país onde será disponibilizada a vacinação contra a Covid-19. O governador João Dória prometeu começar no dia 15 de dezembro para proteger os profissionais da área de saúde.

Dória assinou contrato para receber 46 milhões de doses da chinesa CoronaVac, lote de vacinas que custou R$ 507 milhões aos cofres de São Paulo. O Estado contará com outros 20 milhões de doses até fevereiro.

Sobre o produto, o ensaio clínico final dessa vacina está marcado o próximo dia 15. Determinará se a CoronaVac é realmente eficaz, sem provocar efeitos colaterais danosos para a saúde dos que a receberem.

Até agora 94,7% das 50 mil pessoas que receberam doses da vacina na China não registraram efeitos adversos. No Brasil são 7.000. Os 5,3% de reações foram leve: dor no local da aplicação, fadiga, febre sem gravidade.

Importante a lei que o presidente Jair Bolsonaro sancionou esta semana. Em um país com 180 estupros por dia, a criação do cadastro nacional de condenados por esse crime é muito importante.

Os estupradores geralmente reincidem e alguns passam a matar as vítimas para não ser denunciados. O cadastro será completo, com endereços residenciais e empregos dos últimos três anos. Castrar – pode ser feito quimicamente – seria mais barato e seguro.

A polícia de Apucarana a polícia foi mediadora de uma solução menos desonrosa para um “cliente” e menos prejudicial para um prostituto. O travesti devolveu o carro do homem que deixou de acusa-lo de roubo, o “programa” foi pago e o sigilo mantido.

A Igreja Católica tem a maior “coleção” de santos e até a Internet contribui está representada. O jovem italiano Carlo Acutis (15), vítima de leucemia em 2006 e conhecido como “Padroeiro da Internet”, será santificado no próximo dia 10. Um dos milagres dele ocorreu no Mato Grosso do Sul.

Como estamos em campanha eleitoral municipal, registro sobre prefeito diferenciado de Maringá. Além de prefeito duas vezes, Said Ferreira é o único que administrou a cidade por dez anos. Também único com nome denominando dois próprios públicos: o HU Regional e o Terminal Urbano central.

A conceituação de Said sobre administração pública pode balizar os 13 candidatos atuais: “Administrar é uma arte. A arte de compatibilizar números frios do técnico com a música vibrante do trabalho, da poesia, da criatividade e a crítica do cidadão”.

Outra lição deixada por Said que não se comportava com a maioria dos prefeitos, meio que pedintes, esmolando ajuda de órgãos dos governos estadual e federal. Levando canseira na recepção de uma secretaria de Estado, em Curitiba, subiu o tom: “Vamos embora! Não vim aqui pedir. Sou prefeito de Maringá e Maringá merece respeito!”

Em 106 (1,9%) dos 5.568 municípios do Brasil candidatos a prefeito não estão gastando dinheiro, sola de sapato ou saliva. Únicos em cada cidade dependem de apenas um voto – o próprio – para validar a eleição. Talvez não considerem mas é importante votação expressiva, significa o apoio dos cidadãos.

O Estado com mais cidades com candidato único é o RS: 33. MG tem 17, o PR 14 candidatos “solitos”. Na eleição passada o número foi maior, 108. É preciso esclarecer que não é só causa de liderança respeitada: muitos municípios são “bombas” que não arrecadam sequer o suficiente para manter-se.

No PR as cidades sem disputa para prefeito: Tomazina, Rancho Alegre, Santana do Itararé, Corbélia, Catanduvas, São José das Palmeiras, Cafezal do Sul, Francisco Alves, Indianópolis, Juranda, Moreira Sales, Santa Cruz de Monte Castelo, Pranchita e Salgado Filho

Neste início de mês uma mulher de Cascavel foi condenada a um ano de prisão por crimes ligados ao trânsito. Com CNH vencida, bêbada ao volante, furou um sinal vermelho, tentou um retorno em contramão e ao ser parada por uma PM xingou-a e ainda cuspiu nela.

COMPARTILHE: