Início Destaques do Dia Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em todo País

Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em todo País

As celebrações em homenagem ao dia de Nossa Senhora Aparecida sempre começam antes do dia 12 de outubro. É tradição dos fiéis realizarem novenas, nove dias de oração, até a data. A pandemia mudou muita coisa, mas a prática dessa fé permaneceu, mesmo que de forma diferente. Em muitas paróquias a novena feita em apenas um horário do dia foi fracionada, assim evitando aglomeração e podendo receber o mesmo número de pessoas.

Apenas as tradicionais romarias e festividades não foram realizadas como medida de prevenção ao novo coronavírus, devotos de Maringá, ao invés de irem até a basílica em Aparecida, São Paulo, viajaram para Astorga onde se encontra o segundo maior santuário em homenagem a Santa. No município, cerca de 3,5 mil devotos passam por dia pela igreja; esse mesmo número era registrado em anos anteriores em apenas uma celebração diária.

Considerado feriado nacional, a data é em homenagem a Padroeira do Brasil, oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980. De acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição ao lançar redes no Rio Paraíba do Sul.

O objetivo na ocasião era pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Após muitas tentativas em vão, um pescador chamado João Alves insistiu mais uma vez e apanhou a imagem. A história conta que primeiro retirou o corpo e depois a cabeça. Depois de abrigar a imagem, as redes saíram cheias de peixes.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira em 16 de julho de 1930. Nesta mesma data também se comemora o Dia das Crianças. Que nos últimos anos também ganhou caráter informativo e de conscientização sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida preservando os direitos das crianças e adolescentes.

Tradicionalmente, os adultos costumam presentear os pequenos nesta data, com isso movimenta a economia do comércio em todo País.

ABRE/FECHA
Neste domingo, os shoppings de Maringá vão ficar fechados, mas durante o feriado, segunda-feira, abrirão em horário especial das 14 às 20 horas; enquanto as praças de alimentação funcionam das 12 às 22 horas. O comércio de rua vai permanecer fechado hoje e amanhã. Os supermercados também terão atendimento diferenciado.

Os supermercados da rede Cidade Canção funcionam em dois horários, dependendo da loja. Sendo assim, nesta segunda, algumas abrem das oito às 20 horas, outras das oito às 13 horas. A rede de supermercados Condor informou que as lojas operam até às 13 horas hoje e amanhã até às 20 horas. Enquanto o Super Muffato tem estabelecimentos abertos das oito às 13 horas neste domingo, inclusive no Shopping Catuaí. Amanhã abrem das oito às 20 horas.

Os açougues, peixarias e padarias irão funcionar neste feriado, de acordo com informações da Prefeitura de Maringá. Da mesma forma que, das oito às 23 horas, vão funcionar restaurantes, lanchonetes, bares, petiscarias, food trucks, sorveterias, cachorro-quente, ambulantes, disque-bebidas, lojas de conveniência e entre outros serviços de alimentação.

A Feira do Produtor do Estádio Willie Davids será realizada normalmente nesta segunda-feira, das 16 às 20 horas. Quanto aos atendimentos emergenciais de serviços púlbicos, principalmente os de Saúde, estarão de plantão nos próximos dias. Apenas prestadores de serviços em geral não trabalham.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: