Início Notícias Gerais Coluna ADI

Coluna ADI

Turismo
O Governo do Paraná e entidades do setor articularam para retomar as atividades no setor de turismo. Projeto de Retomada do Turismo no Paraná, que caminha a todo vapor, tem como objetivo inicial possibilitar a recuperação a partir do turismo regional, com viagens de até 200 quilômetros dentro do próprio Estado, principalmente nos segmentos ecoturismo, aventura e rural.

Cepatur
Os impactos da pandemia nas atividades turísticas foram discutidos na 82ª Reunião Extraordinária do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur). A reunião foi conduzida pelo presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, que nomeou o novo vice-presidente do conselho, Giovanni Diego Bagatini, da Fecomércio-PR. “O turismo regional deve ser o foco para a recuperação do setor no Estado”, afirmou Mehl.

Disputa acirrada
Quatro desembargadores disputam a presidência do Tribunal de Justiça do Paraná. A vaga será para suceder Adalberto Jorge Xisto Pereira no cargo máximo do Judiciário do Estado. José Augusto Gomes Aniceto, Lídia Maejima, José Laurindo de Souza Netto e Wellington Emanuel Coimbra de Moura, são os postulantes a disputa pela cadeira.

TJ Paraná
A eleição de escolha da nova cúpula diretiva do Poder Judiciário do Paraná acontecerá no dia 09 de novembro e definirá o próximo presidente do órgão, cargo máximo do Judiciário paranaense, além dos ocupantes dos cargos de 1º e 2º vice-presidente, corregedor e corregedor-geral, ouvidor e ouvidor-geral e do Conselho da Magistratura.

Proposta ousada
O candidato a prefeito de Ponta Grossa, Marcio Pauliki (SD), tem ousado nas promessas de campanha. Para reduzir as filas de espera por consultas de especialidades médicas o candidato pretende criar um Plano de Saúde Municipal Gratuito. Segundo Pauliki, “o projeto poderá ser executado através da parceria com hospitais e clínicas particulares, com isso aumentando o número de atendimentos a população.”

Mobilidade
Profissionais do Jornalismo se uniram, ao longo de dois meses, para selecionar 25 iniciativas que se destacam no setor de mobilidade urbana e seus desafios em tempos de pandemia no Brasil e no mundo. A capital paranaense foi uma das iniciativas em destaque. Curitiba é pioneira no sistema de transporte rápido (BRT). O sistema facilita e acelera a circulação diária de cerca de 2 milhões de curitibanos por conta de seu tráfego em mais de 80 km em vias específicas, estações de embarque e pagamento antecipado.

Polo de inovação
O Paraná vai se transformar em um polo de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Grupo Positivo. Grupo vai implantar uma base em Curitiba com foco no estudo e na descoberta de novas plataformas e produtos tecnológicos. A empresa também passa a concentrar as importações por meio dos portos e aeroportos paranaenses. Investimento é de R$ 23,6 milhões. A previsão é da abertura de 15 empregos diretos neste primeiro momento.

Tempo recorde
As obras da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu, atingiram 34% no final de setembro, o que significa que já estão visíveis os quatro principais pilares das margens, nos dois lados do Rio Paraná. Estrutura como um todo envolve 470 funcionários. Segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná e a nova perimetral até a BR-277, que acompanha a obra, terão investimentos de R$ 463 milhões da Itaipu Binacional. Governo do Paraná é o gestor da obra.

Sistema eleitoral
O TSE realiza nesta sexta-feira (16) a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais. Essa é mais uma etapa do ciclo de preparação para as Eleições 2020, em 15 e 29 de novembro. Nesta fase, são assinados e lacrados os programas relacionados ao Sistema Transportador, que transmite os dados registrados pelo eleitor nas urnas eletrônicas.

Muito a colaborar
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta defendeu que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro permaneça no Brasil. O posicionamento de Mandetta aconteceu após a notícia de que o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, está sendo pressionado pela família para sair do Brasil e se distanciar da política. “Tem que ficar no Brasil e lutar, Moro tem muito a colaborar. Ele combateu um combate duro, forças duras e o Brasil espera muito dele”, disse.

Cloroquina
Um novo estudo feito pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluiu que a hidroxicloroquina não reduz o risco de infecção pelo novo coronavírus. A pesquisa se une a outras diversas evidências científicas que comprovam que o medicamento, e também a cloroquina, não é eficaz no tratamento ou prevenção da Covid-19. O trabalho analisou 125 profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, com metade tomando o remédio e a outra metade, placebo.

Conscientização
O governo Federal lançou o Slogan da campanha do Outubro Rosa de 2020, “Cuidado com as Mamas, Carinho com seu Corpo”. A campanha busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. De acordo com o Inca, o Brasil terá em 2020 mais de 66,2 mil novos casos de câncer de mama. Por isso, a campanha alerta que para que as mulheres fiquem atentas ao próprio corpo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: