Início Maringá Maringá terá mudanças em locais de votação

Maringá terá mudanças em locais de votação

Por conta de reformas em escolas de Maringá, aconteceram algumas mudanças em locais de votação. Da zona 137 são três unidades de ensino em obras, em duas delas as sessões foram transferidas para outras salas ou quadra de esportes; já na Helenton Borba Cortes, com reforma maior, haverá transferência para o colégio Objetivo.

A orientação da Justiça Eleitoral é que todo cidadão eleitor baixe o aplicativo e-Título no celular para ter todas as informações e, principalmente, evitar o deslocamento desnecessário. A tecnologia será importante para que ninguém se arrisque indo ao lugar errado e evitando aglomerações. O e-Título é gratuito e pode ser baixado nos sistemas IOS e Android.

Na nova versão do aplicativo, os eleitores podem justificar a ausência nas Eleições Municipais de forma online. Antes era preciso comparecer a um colégio eleitoral no dia do pleito ou ao cartório até 60 dias depois e pagar uma multa de R$ 3,51 por turno para não ter o título cancelado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, tudo pode ser feito pela internet.

A justificativa pelo aplicativo tem como objetivo auxiliar os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral ou estiverem impedidos de votar nos dias 15 e 29 de novembro. Serão aceitas justificativas depois das datas de votação.

O e-Título foi lançado em 2017, como uma alternativa ao título de eleitor impresso. Tem validade oficial para efeitos de identificação.

SABATINA
Entre os dias 19 de outubro e três de novembro, a rádio Jovem Pan Maringá vai realizar entrevistas com os candidatos a Prefeitura. A sabatina será com 12 prefeituráveis que já confirmaram presença; o município tem 13 candidatos. Por meio de sorteio foi definida a ordem de conversa com os profissionais na emissora. Vai acontecer sempre das 7h30 às 8h10.

A ordem ficou assim: Valdir Pignata (Cidadania) na segunda-feira, dia 19; Evandro Oliveira (PSDB), 20 de outubro; Eliseu Fortes (Patriota), 21; Bovo (Pode), 22; e no dia 23, sexta-feira, Akemi Nishimori (PL). Na próxima semana, as entrevistas recomeçam com Coronel Audilene (PP), dia 26; terça-feira, 27, é a vez do Professor Edmilson (Psol); Carlos Mariucci (PT), 28; Anníbal Bianchini (PTC), 29; e na sexta-feira, 30, Ulisses Maia (PSD).
Por fim, na última semana tem Rogério Calazans (Avante) dia dois de novembro e Dr. Batista (DEM) dia três. Homero Marchese (Pros), de acordo com a rádio, não retornou as mensagens e ligações. Além disso, ninguém do partido participou da reunião online sobre a sabatina.

Os candidatos serão entrevistados por Paulo Caetano, Ângelo Rigon, Agnaldo Vieira, Clóvis Pontes, Fernando Tupan, Josué Endo. Os candidatos a prefeito de Sarandi já foram ouvidos entre os dias cinco e oito de outubro.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: