Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

Centenas de maringaenses que vivem do comércio de produtos importados seguiram de madrugada para as fronteiras com o vizinho país. Fechada desde 24 de março, as fronteiras estão sendo reabertas hoje: entrada apenas entre 5h e 14h, usando máscara.

Mais frequentada por compradores de Maringá e região, já neste primeiro dia o comercio de Salto del Guairá promete promoções e descontos. Necessário para atrair clientes com poder aquisitivo prejudicado pela pandemia e pela queda do Real – também chamada de “alta do dólar”.

Os compradores não devem esperar muita variedade e concorrência no Paraguai. Só em Salto del Guairá a crise provocou o fechamento de 70% do comércio e mais de 5 mil demissões. Com dinheiro em falta, é preciso inclusive preocupar-se com segurança.

Coincidindo com a reabertura da fronteira o comando da PM no Oeste do Paraná promove a megaoperação regional denominada Metrópolis. O principal objetivo é o narcotráfico, mas também se combate o roubo, furto e descaminho com fiscalização e intensificação das abordagens em rotas terrestres e aquáticas.

Nas duas edições anteriores da mesma operação foram apreendidas mais de 5 toneladas de drogas, 126 mil pacotes de cigarros e 69 armas com 742 munições foram apreendidos. Também recuperados 68 veículos roubados e presas 543 pessoas.

É no futebol a nova invasão lusitana. Justo às origens o Vasco da Gama também contratou um técnico luso. Ricardo Sá Pinto – ex-atacante da Seleção de Portugal e ex-treinador do Sporting – chega esta semana ao relvado vascaíno para envergar a camisola da equipa.
Os Correios promoveram esta semana por meio eletrônico, mais um feirão dos imóveis próprios que deixou de utilizar. São 25 imóveis em vários Estados, três deles no Paraná, em Pitanga, Guaíra e Foz do Iguaçu.

Em Londrina o Gaeco e MP estão “passeando” pelas ruas, recolhendo amostras de lâmpadas instaladas em postes públicos e outros materiais. O objetivo é analisar as denúncias de corrupção em contrato de R$ 4 milhões entre a prefeitura e a empresa Energepar Empreendimentos Elétricos

Desde ontem a catedral de Maringá voltou às celebrações diárias com presença de fiéis. De segunda a sexta-feira, missas às 7h, 12h e 18h30; aos sábados às 7h e 19h30; aos domingos às 7h30, 9h30, 12h e 18h (a das 9h30 transmitida pelas redes sociais da paróquia).
Começou ontem o pagamento do Abono Salarial calendário 2020/2021 para os trabalhadores nascidos em outubro que ainda não receberam por meio de crédito em conta. Os valores podem ser sacados com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui e agências.

Tem direito ao abono desta etapa o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Recebem na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas e quem é do setor público recebe no BB. O saque pode ser realizado até 30 de junho de 2021.

COMPARTILHE: