Início Destaques do Dia Temporal derruba 80 árvores e deixa 4,5 mil domicílios sem energia

Temporal derruba 80 árvores e deixa 4,5 mil domicílios sem energia

Diversos pontos do município amanheceram, ontem, com rastros de destruição. O temporal, que começou na noite de quarta-feira, derrubou pelo menos 80 árvores de acordo com o secretário de Segurança Clodoaldo de Rossi. O relatório da Defesa Civil apontou que cinco árvores caíram sobre veículos e diversos galhos ficaram pendurados. Não houve registro de vítimas. Postes de energia elétrica também foram danificados.

Ainda na manhã de ontem, diversos semáforos estavam desligados. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que pelo menos 4,5 domicílios ficaram sem luz em Maringá. As rajadas de vento chegaram a 56,5 quilômetros no início da madrugada de quinta-feira. Ainda segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a chuva acumulou 23 milímetros até às quatro horas da manhã de ontem.

Os trabalhos das equipes da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Copel, Guarda Municipal, Polícia Militar e Tiro de Guerra não foram interrompidos e deram prioridades para as situações mais críticas, como uma escola da região da Zona Norte que teve o muro destruído; também foram danificadas garagens de casas e partes de condomínios que deixaram alguns moradores presos.

Além de diversos bairros como Parque Avenida, Hermann Moraes de Barros, Jardim Alvorada, Jardim Ipiranga, Loteamento Grajaú, Conjunto Thaís, Hortência, Universo, entre outros, árvores caíram na área central e interromperam o trânsito. Na Avenida Colombo, esquina com a Avenida Paraná, os motoristas tiveram de ter paciência ao passar pelo local. Assim como na Avenida Brasil, próximo a Praça Napoleão Moreira da Silva, onde a atenção precisou ser redobrada ao desviar a árvore que caiu sobre uma das vias.

Foram tantas chamadas que as linhas do telefone 156 da Ouvidoria ficaram congestionadas. Por conta disso, a recomendação era que as pessoas entrassem no site da Ouvidoria para registrar o ocorrido. Muitas ligações se tratavam de uma mesma situação de queda de árvore ou outro tipo de danificação.

ÁGUA
O sistema de captação de água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) parou de funcionar durante a madrugada de quinta-feira e afetou o abastecimento de água em diversos bairros de Maringá. O serviço foi retomado no início da manhã de ontem, porém alguns locais estavam com o fornecimento prejudicado.

Os bairros mais afetados foram Jardim Monterrey, Brasil, Paris 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e Jardim Monique e imediações. A nota da Sanepar informou que “os reservatórios amanheceram com baixos níveis devido à parada na produção durante a madrugada, provocada pela falta de energia”. Normalização foi acontecendo ao longo do dia.

Para quem precisar de auxílio, o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar segue atendendo pelo telefone 0800-200-0115, que funciona 24 horas. Mais informações no aplicativo Sanepar Mobile ou site sanepar.com.br.

ESTADO
No Estado, as chuvas passaram pelas regiões oeste durante a tarde e chegaram a região noroeste a noite; com isso, 365 mil domicílios ficaram sem energia. Somente na região noroeste foram 75 mil registros, na manhã de ontem o número foi reduzido para 15 mil.

“Em situações de temporal, é preciso manter distância de locais onde haja postes quebrados ou fios rompidos. O contato com a Copel para informar falta de luz pode ser feito pelo aplicativo ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras SL e o número da unidade consumidora. Falta de luz e situações de risco podem ainda ser comunicadas pelo telefone 0800 51 00 116”, diz trecho da nota divulgada pela Copel.

PREVISÃO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que nesta sexta-feira o céu em Maringá deve ficar nublado ao longo de todo o dia e sem previsão de chuva. A temperatura mínima é de 21ºC e máxima chegando a 26ºC. Amanhã a previsão é parecida com mínima de 19ºC e máxima em 35ºC. Domingo o tempo fica instavel e há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas; as temperaturas ficam entre 20º e 27ºC.

Victor Cardoso
Foto – Maringá Mais

COMPARTILHE: