Início Destaques do Dia IBGE diz que Brasil chegou a 14 milhões de desempregados em setembro

IBGE diz que Brasil chegou a 14 milhões de desempregados em setembro

O número de desempregados no Brasil aumentou na última semana de setembro e chegou a 14 milhões, de acordo com a Pnad Covid19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad Covid19), divulgada nesta sexta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa de desocupação ficou em 14,4%.

A pesquisa divulgada hoje leva em conta o período entre 20 e 26 de setembro. Na semana anterior, o país tinha 13,3 milhões de desempregados — número que representava uma taxa de 13,7% da população economicamente ativa.

No entanto, mais pessoas estavam sem emprego na quarta semana de setembro do que no início de maio, quando o levantamento do IBGE começou a ser feito. Na época, 9,8 milhões de brasileiros se encontravam nessa situação.

Afastamento do trabalho
Assim como o desemprego, a parcela da população ocupada afastada do trabalho está bem menor do que o constatado no início de maio. Segundo o IBGE, 3,3% desse contingente ficou afastado do trabalho devido ao distanciamento social na quarta semana de setembro. Na primeira semana da pesquisa, de 3 a 9 de maio, eram 19,8%.

Foto – Reprodução

COMPARTILHE: