Noticias Gerais

Coluna ADI

Hub logístico
O secretário de Infraestrutura do Paraná Sandro Alex publica diariamente, por meio das redes sociais, as inúmeras obras que vêm sendo executadas no Paraná. O secretário afirma que a equipe de gestão do governador Ratinho Júnior está alinhada em transformar Paraná em um hub logístico e para isso tem investido em rodovias por todo o Estado. “Seguimos com a determinação do Governador obras em todo o estado. Estamos trabalhando para transformar o Paraná no hub logístico do Brasil”, destacou Sandro Alex.

Soluções tecnológicas
O Programa de Inovação Corporativa, promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), está em nova fase. Agora, cada uma das Startups finalistas vai receber até R$ 100 mil para investir no desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco em “Medidas de combate aos efeitos econômicos da Covid-19”. A iniciativa do PTI tem sido em prol das ações do Programa Acelera Foz, que tem o objetivo de desenvolver tecnologias que auxiliem na retomada do crescimento econômico.

ICMS
O governo do Paraná encaminhou Projeto de Lei em regime de urgência à Assembleia Legislativa propondo alterações no regulamento do ICMS. O objetivo é adequar o Paraná ao convênio celebrado entre o Confaz e o TSE, isentando do imposto as doações de equipamentos de proteção contra a Covid-19 para uso no dia das eleições municipais. A isenção, negociada pelo presidente do TSE, é de proposição do ministro Luís Roberto Barroso.

Comissão oficializada
O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) oficializou a constitui a comissão de transição do governo municipal por meio de decreto. A nomeação leva em conta a determinação da Lei Orgânica e recomendação do MP-PR. A comissão instituída pelo prefeito conta com servidores efetivos da Controladoria-Geral do Município, da Secretaria Municipal da Fazenda e da Procuradoria-Geral do Município.

Canais virtuais
Em sete meses de pandemia do novo coronavírus, o Procon-PR já registrou 88.820 atendimentos pelos diversos canais virtuais oferecidos pelo órgão de defesa do consumidor. As denúncias com maiores reclamações envolvidas foram das empresas de academias, operadoras de telefonia, bancos, financeiras, companhias aéreas.

Em farmácias
Projeto que regulamenta a oferta de testes rápidos de covid-19 em farmácias do Paraná de autoria do deputado estadual Michele Caputo (PSDB) foi sancionada pelo governador Ratinho Junior. A Lei cita que os exames deverão ser realizados preferencialmente na modalidade drive-thru, em área externa das farmácias, garantindo a segurança dos demais usuários.

Testes rápidos
Diferente dos exames RT-PCR, que detectam a doença na fase aguda, os testes rápidos são indicados para no mínimo sete dias após o início dos sintomas. É utilizado apenas uma gota de sangue coletada do dedo do indivíduo. O resultado sai, em média, em 15 a 30 minutos.

13° salário
Lei que alterou o regime de trabalho durante a pandemia causada pelo novo coronavírus pode impactar no 13° dos empregados. Diante do exposto pelo advogado trabalhista Fábio Peres, integrante OAB-PR, “a lei do 13° prevê que a pessoa receba um doze avos para cada mês trabalhado. Quem teve contrato suspenso durante pandemia, pode ter diminuído um doze avos para cada mês não trabalhado”.

Elite do funcionalismo
O deputado federal Fernando Giacobo (PL) assinou emendas à PEC da reforma administrativa que cortam privilégios do setor público e do alto escalão. “Entrei no mundo da política porque acredito que estamos a serviço da população e não o contrário. Assinei essa emenda para acabar com os privilégios da elite do funcionalismo público e incluí políticos, juízes, ministros do TCU e membros do MP na reforma administrativa”, afirma Giacobo.

Representatividade
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o número de candidatos ao pleito deste ano. No paraná aumentou quase 25% o número de candidatas às eleições municipais. Do total de 34.174 candidatos a vereador, 11.971 ou 35,03% são mulheres no Paraná este ano, contra 9.661 candidatas, ou 33,19% em 2016.

“Fake ou News”
A Justiça eleitoral do Paraná lançou aplicativo com jogo para combater ‘fake news’ nas eleições municipais deste ano. A parceria entre o TRE-PR e o Instituto Mais Cidadania fizeram o lançamento do aplicativo “Fake ou News”, um jogo sobre o processo eleitoral. Com base nas informações da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, o projeto vai fortalecer o processo de checagem de notícias da Justiça Eleitoral do Paraná do qual o Instituto é um dos parceiros.

Gasolina
Passa a valer o novo valor do preço médio da gasolina vendida nas refinarias em todo o país, a Petrobras anunciou redução de 4%. Segundo a companhia, os valores finais aos motoristas dependerão de cada posto, que acrescem impostos, taxas, custos com mão de obra e margem de lucro. Além disso, o mercado brasileiro é baseado na livre concorrência, fazendo com que cada empresa cobre o que achar melhor.

Insegurança
Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que 82% das prefeituras consultadas em todo Brasil declaram não possuir condições sanitárias para retomar as aulas presenciais na rede pública de ensino. Esse número equivale a 3.275 municípios brasileiros. A pesquisa comprova que há pouco mais de seis meses após o fechamento das escolas pela pandemia de covid-19, os pais ainda não se sentem seguros para apoiar o retorno das aulas presenciais dos filhos.

CoronaVac
O Ministério da Saúde vai reservar recursos para comprar doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a CoronaVac. O ministro Eduardo Pazuello pretende comprar o imunizante chinês assim que ele tiver o aval da Anvisa. O conselho dos secretários estaduais de Saúde está cobrando do governo o compromisso de incluir a CoronaVac no Programa Nacional de Imunizações.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

PUBLICIDADES E PARCEIROS