Início Destaques do Dia Pesquisa mostra liderança absoluta de Ulisses

Pesquisa mostra liderança absoluta de Ulisses

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), lidera as intenções de voto na cidade, segundo aponta a pesquisa Instituto Multicultural, divulgada nesta quarta-feira (28). Ele aparece com 42,8% no resultado do cenário em que os entrevistadores apontam os nomes dos candidatos. A segunda maior marca foi a dos que não sabiam quem escolher, com 17,8%. O segundo colocado é o deputado estadual Homero Marchese (Pros) com 9,7%. Brancos e nulos têm 9,4%, e o terceiro colocado é o também deputado estadual Dr. Batista (DEM), com 8,1%.

Ainda segundo os 820 eleitores entrevistados entre os dias 26 e 27 de outubro, a Coronel Audilene (PP) tem 5,6%, e Akemi Nishimori pontuou 1,6%. Já Bovo (PODE) e o vereador Carlos Mariucci (PT) apresentaram 1,3%, o ex-procurador-jurídico do município Rogério Calazans (Avante), 0,9%. Valdir Pignata (Cidadania), Eliseu Fortes (Patriota), Professor Edmilson (Psol), Anníbal Bianchini (PTC), e Evandro Oliveira (PSDB) atingiram somente 0,32% cada.

Se forem considerados apenas os votos válidos, a indicação é que haverá segundo turno em Maringá. O atual prefeito, Ulisses Maia, seria reeleito neste cenário com 58,8% dos votos e em segundo lugar ficaria Homero Marchese com 13,3%. Essa informação se confirma se for levada em consideração a opinião das pessoas independentemente de em quem irão votar, já que 58,1% acreditam que o próximo prefeito será Maia. Na avaliação do diretor estatístico da pesquisa, o professor Edmilson Vicente Leite, o levantamento é uma fotografia da cidade de Maringá no momento, a 18 dias da eleição. “Essa fotografia mostra o candidato à reeleição Ulisses Maia com uma considerável vantagem, e três, a seguir, em um empate técnico dentro da margem de erro. A maior discussão é que se teremos segundo turno ou não, quando tiramos brancos, nulos e indecisos – forma que o TSE apura as eleições –, Maia já estaria eleito, mas, durante todos esses anos que acompanhamos as eleições municipais, já vimos muita coisa acontecer”, opina Leite.

CONSOLIDAÇÃO
O panorama da possibilidade de os eleitores mudarem o voto começa a mostrar uma consolidação da opinião. Isso porque 51,9% das pessoas entrevistadas afirmam que já têm opinião definitiva e 48,1% garantem que ainda podem mudar de candidato. A rejeição dos nomes ofertados também mostra bem o humor de quem vai às urnas no próximo dia 15: 65,3% das pessoas não citam nenhum candidato, enquanto 13,8% apontaram Maia, atual chefe do Executivo.

A pesquisa apresenta uma margem de erro de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. Ela foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em cumprimento à Lei nº 9.504/97, sob o número PR05044/2020. Maringá tem quatro zonas eleitorais que têm registrados 276.073 eleitores, segundo dados do TSE de 2018. Os dados apontam que 81,6% dos entrevistados pretendem ir às urnas no dia 15 de novembro.

Pedro Moraes/Folha de Londrina
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: