Maringá

Maringá criou 1.154 novos empregos em setembro

Maringá criou 242 empregos no mês de julho, em agosto foram 768 e em setembro o número chegou a 1.154. Com isso, de acordo com levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério da Economia, o município tem o terceiro melhor desempenho do Paraná quanto a criação de postos de trabalho com carteira assinada.

Comércio, serviços e construção civil foram os setores que mais contrataram. No Paraná, que abriu 19.732 novos empregos em setembro, outro destaque foi a indústria, responsável por 6.626 oportunidades. Esse é o segundo melhor desempenho paranaense esse ano, atrás apenas de fevereiro. Todavia, já são quatro meses com saldo positivo.
Em Maringá foram 6.651 empregos a menos nos meses mais críticos da pandemia. Depois disso os diversos setores da economia foram mostrando melhoras, um exemplo foi o automotivo. Além disso, a fabricação de móveis, confecções e artigos do vestuário.

Importante lembrar que o aumento de pessoas infectadas no Brasil e na Europa pode ser impactante na geração de trabalho. Uma crise reduziria a exportação. Outra questão é a falta de matéria-prima, principalmente na indústria de base como aço, plástico, entre outros. A demanda pode deixar de ser atendida e isso atrapalha o ritmo de recuperação mais rápido.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

PUBLICIDADES E PARCEIROS