Noticias Gerais

Coluna ADI

Eleição
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, está nos Estados Unidos. Barroso atuou como observador convidado das eleições dos Estados Unidos e se reuniu com Ignacio Alvarez Gussoni, da equipe do Departamento de Cooperação e Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), para debater sobre a Missão de Observação Eleitoral nas Eleições Municipais do Brasil.

Estrada Boiadeira
Convênio entre Itaipu Binacional, Dnit e governo do Paraná vai garantir a realização de parte de um dos mais estratégicos projetos rodoviários do Estado, a Estrada Boiadeira. O trecho liga os municípios Icaraíma (Porto Camargo) e Umuarama (Serra dos Dourados), no Noroeste do Paraná, e deve estar pronto até início de 2022.

Sesi Internacional
O deputado federal Aliel Machado (PSB) comemorou a notícia da continuidade das atividades do Colégio Sesi Internacional em Ponta Grossa. A informação foi repassada ao deputado pelo presidente da da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Carlos Valter Martins Pedro. “Quero parabenizar o presidente Carlos Valter pela sensibilidade e competência de manter o colégio Sesi Internacional funcionando”, destacou Aliel.

Planejamento
Vereadores de Curitiba aprovaram um novo instrumento de gestão para a Câmara Municipal. Trata-se de adotar o planejamento estratégico como um conjunto de processos que concentrarão os recursos e os esforços da instituição para que ela se organize e atinja seus objetivos. O texto propõe abrangência mínima de dois anos e máxima de quatro anos, esse plano deverá ser elaborado com a participação de todas as diretorias do Legislativo.

Uso de máscara
O deputado federal Ricardo Barros (PSL) expôs, em tom de desabafo, sua opinião sobre o uso de máscara em determinadas ocasiões. “Esse negócio de máscara já passou do limite do ridículo. Ao entrar num restaurante, se exige máscara. Se não tiver com ela, não pode entrar. Mas bastou entrar e sentar, que pode tirá-la. Vai ver o vírus chinês só contamina quem está em pé. Os sentados estão imunizados”, disse Barros.

Licitação
O Senado deverá votar esta semana projeto de lei que propõe a obrigatoriedade de licitação para o transporte rodoviário interestadual. Atualmente, o poder público concede a outorga do transporte interestadual para empresas privadas por meio de uma autorização simples, que não requer licitação e depende da vontade do gestor.

Representante
A Coordenadora de Relações Internacionais da UENP, Eliane Segati Rios, foi indicada pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil a representar o país e o estado do Paraná no International Visitor Leadership Program (IVLP). O Programa de Liderança para Visitantes Internacionais tem por objetivo contribuir para a Missão Diplomática dos EUA no Brasil quanto à internacionalização educacional e cultural. “O convite é um importante indicador de como o Estado do Paraná tem se tornado referência no que diz respeito à internacionalização das universidades”, disse a Professora Eliane.

Fake News
Às grandes empresas de tecnologia se viram forçadas a adotar medidas para conter a onda de notícias falsas e informações enganosas que passaram a exercer forte influência em processos democráticos . Estudo do Intervozes, identificou como Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube e Twitter lidam com o tema. A principal conclusão é que, apesar de avanços para inibir notícias falsas em suas plataformas, as empresas não estruturaram o assunto em seus termos de uso.

Escola cívico-militares
O presidente da Acesap (Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina), Nelson de Camargo manifestou defesa vigorosa a favor da implantação do modelo de escolas cívico-militares, “Não podemos permitir que as futuras gerações não tenham valores como civismo, patriotismo, não amem suas famílias”, afirmou, convicto.

Candidaturas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou nas eleições deste ano um aumento de 60,4 mil pedidos de registros de candidatura em comparação com o pleito de 2016. Desta vez, foram 557.342 pessoas com desejo de serem candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Desses, 528.421 tiveram suas candidaturas aceitas pela Corte eleitoral.

Twitter
Pesquisa interna feita pelo Twitter mostra que 55% dos usuários entrevistados dizem usar frequentemente a plataforma para acompanhar política. Na outra ponta, 15% afirmam não se informar pela rede. O levantamento também revela que a maioria dos que responderam, 54%,segue jornais ou revistas. Apenas 22% seguem políticos que concorrem ao cargo de prefeito nesta eleição.

Fogo cruzado
O ministro da Economia, Paulo Guedes, encontra-se mais uma vez em uma espécie de fogo cruzado no governo. De um lado, tem que se desviar das balas atiradas pelo colega Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), e, de outro, de membros do Congresso. Alguns afirmam que Guedes perdeu o prestígio junto ao presidente Jair Bolsonaro e que ele pode sair do governo neste ano ou ao longo de 2021.

STJ
O desembargador Ney Bello, do TRF1, é o favorito a liderar a lista do Superior Tribunal de Justiça para a vaga do ministro Napoleão Maia. O longo rol de padrinhos políticos com influência junto a magistrados da Corte é um dos trunfos dele. Além de Bello, há outros nomes cotados: os desembargadores Aluísio Mendes (TRF2), Paulo Sérgio Domingues (TRF3) e Cid Marconi (TRF5).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

PUBLICIDADES E PARCEIROS