Noticias Gerais

Coluna ADI

Novos dirigentes
Na próxima segunda-feira (9), pela primeira vez na história do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), os desembargadores elegerão de maneira virtual os novos dirigentes da Corte. Serão eleitos o presidente, o 1º vice-presidente, o 2º vice-presidente, o corregedor-geral da Justiça e o corregedor da Justiça. Além disso, os magistrados escolherão o ouvidor-geral, o ouvidor, os 12 integrantes da metade eleita do Órgão Especial (OE) e os quatro membros eleitos do Conselho da Magistratura.

Nova diretoria
O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná elege sua nova diretoria neste domingo, 8. Os 108 mil profissionais da enfermagem inscritos no Conren-PR vão eleger o novo Plenário da autarquia para o Quadro 1 composto de Enfermeiras e Enfermeiros e os Quadros 2 e 3 integrados por Técnicas e Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem. As eleições acontecem em todo o país, via internet, com organização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Ministro da Corte
O STF, em sessão solene, deu posse a Kassio Nunes Marques no cargo de ministro da Corte. Nunes assume a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello, que se aposentou em outubro. Em breve manifestação, o presidente do STF desejou as boas-vindas ao novo integrante da Corte. Em razão da pandemia, a Corte realizou, pela primeira vez, uma solenidade de posse de novo integrante da Corte por videoconferência. A sessão solene foi restrita e ainda mais rápida, apenas com os atos protocolares de posse.

Livre Comércio
O alinhamento pessoal entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump trouxe à tona a discussão sobre um futuro acordo de livre comércio entre Brasil e Estados Unidos. Para alguns especialistas, a vitória do democrata afetaria sim as negociações do acordo, que já estava longe de sair mesmo com Trump. Já para outros analistas, a relação comercial entre Brasil e EUA é sólida e deve avançar, mesmo que a passos mais lentos. “se Biden ganhar, a velocidade vai ser menor, o interesse político vai ser menor, mas esse não será o problema”, diz o Economista e analista político, Carlo Barbieri.

Campos Gerais
Empresas sediadas na região dos Campos Gerais estão entre as maiores empresas que atuam no Brasil. O ranking Valor 1000, realizado anualmente, traz a lista das mil maiores empresas do país e multinacionais que atuam no Brasil, por ordem de receita líquida. Entre as empresas fundadas e sediadas nos Campos Gerais, destacam-se três cooperativas (Castrolanda, Frísia e Capal), e uma empresa que atua no comércio varejista, a Lojas MM.

Volta às aulas
A Justiça de Maringá autorizou a volta às aulas presenciais extracurriculares nas escolas e faculdades da rede privada do município. O pedido para a volta às aulas presenciais facultativas foi feito pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe/NOPR).

e-Título
O e-Título, aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é aceito como documento de identificação para quem já fez o cadastramento biométrico. Além disso esse aplicativo facilita a vida do eleitor que pode conferir a sua zona e seção eleitoral, endereço e identificação no mapa do seu local de votação e até mesmo acessar as melhores rotas para chegar ao lugar onde vota. Ainda é possível emitir certidões eleitorais, cadastrar-se como mesário voluntário e justificar ausência às urnas no app.

Pioneirismo
O Viver Mais, projeto habitacional dos condomínios dos idosos do Paraná, pode ser exportado para outros estados nos próximos anos. A ideia é trazer a Secretaria Nacional de Habitação (SNH) para conhecer melhor o projeto, o andamento das obras e o cadastro das famílias, e logo em seguida auxiliar o governo federal a levar o Viver Mais para outros entes da federação. “É um projeto pioneiro porque envolve uma parceria muito grande com os municípios, e um sistema muito justo de aluguel social. É um olhar diferente sobre a terceira idade”, disse o governador Ratinho Junior.

Crédito
O fortalecimento do crédito “no curto prazo” será uma das prioridades da equipe econômica para 2021, informou a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. Entre as propostas apresentadas estão a autorização para que um imóvel possa ser usado como garantia várias vezes, ajustes nos procedimentos de notificação e intimação para a execução extrajudicial da alienação fiduciária e mudanças nos valores de referência para os leilões de execução.

Vacina Nacional
A Fiocruz investe no desenvolvimento de uma vacina inteiramente nacional contra a Covid-19, em um esforço paralelo ao convênio para a produção em massa, prevista para 2021, do imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca. O acordo firmado entre a Fiocruz e a farmacêutica britânica AstraZeneca prevê a transferência de tecnologia da vacina de Oxford, com início da produção em janeiro do ano que vem. Isso significa que o Brasil terá acesso à tecnologia e autonomia para continuar produzindo o imunizante.

Impacto da Pandemia
O Ipea e a OIT lançaram uma série de três estudos sobre os “Jovens e o Mercado de Trabalho na Pandemia”. Em todo mundo, mais de 1 em cada 6 jovens deixou de trabalhar desde o início da pandemia. Com isso, globalmente, o número de jovens desempregados chega a 67,9 milhões. “A pandemia mostrou que tem o potencial de destruir o emprego e de afetar negativamente a educação e a capacitação profissional e de colocar grandes obstáculos no caminho de quem procura entrar no mercado de trabalho”, disse Martin Hahn, diretor do Escritório da OIT no Brasil.

Eleições 2022
O centrão já iniciou uma estratégia para definir uma candidatura alternativa para 2022. Após atuar como satélite do PSDB por mais de vinte anos, o DEM se empenha na eventual candidatura presidencial do apresentador de TV Luciano Huck em 2022. A ideia é que seja construído um nome capaz de implodir a polarização entre o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula. Tudo indica que decidirão os rumos a serem tomados entre março e abril 2021.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

PUBLICIDADES E PARCEIROS