Início Notícias Gerais Maioria dos americanos reconhecem Biden como vencedor das eleições

Maioria dos americanos reconhecem Biden como vencedor das eleições

Segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (10), feita pela agência Reuters e o instituto Ipsos, cerca de 80% dos norte-americanos reconhecem o presidente eleito Joe Biden como vencedor da eleição da última terça-feira. As projeções de diversos meios de comunicação apontaram o resultado no último sábado.

A consulta, de caráter nacional, foi realizada entre a tarde de sábado e a manhã desta terça, e mostra que 79% dos adultos acreditam que Biden foi eleito. Outros 13% afirmam que a eleição ainda não está decidida e apenas 3% acreditam em uma vitória de Donald Trump.

Dentre os entrevistados, seis em cada dez dos que se identificaram como eleitores do Partido Republicano reconheceram o resultado a favor de Biden, assim como praticamente todos os democratas.

Além disso, o levantamento mostra que 70% dos entrevistados, incluindo 83% dos democratas e 59% dos republicanos acreditam que as autoridades eleitorais locais “fazem seu trabalho de maneira honesta”.

A pesquisa também concluiu que 72% dos eleitores acreditam que o perdedor da eleição precisa reconhecer sua derrota, e que 60% deles pensam que haverá uma transição de poder pacífica quando acabar o mandado de Donald Trump, em janeiro. Foram entrevistados cerca de 2 mil eleitores no país.

Biden foi apontado como vencedor da eleição no sábado à tarde. Segundo a apuração da Associated Press (AP), Biden chegou a 273 votos no Colégio Eleitoral ao vencer na Pensilvânia. Desde então, a vitória em Nevada deu a ele mais seis votos. O mínimo para conquistar a presidência é de 270.

No voto popular, ele tem até o momento 76,3 milhões, ou 50,7% do total, mais de 4 milhões à frente dos 71,6 milhões de Trump (47,6% dos votos).

Trump ainda não reconheceu a derrota. Ele declarou vitória na noite de quinta, antes que os votos fossem apurados e, desde então, vem afirmando sem provas que a eleição foi fraudada.

Foto – Reprodução

COMPARTILHE: