Início Maringá UPA Zona Norte tem reforço de seis profissionais do Projeto Covid

UPA Zona Norte tem reforço de seis profissionais do Projeto Covid

Com a pandemia, os locais instituídos como centros de referência para a Covid-19 tiveram que se adaptar e se reorganizar frente a um novo cenário. Na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) – Zona Norte, em Maringá, o processo foi muito importante para contribuir com o atendimento de uma nova e desafiadora demanda. Para isso, contou com  o apoio do projeto “UEM no combate ao coronavírus”, que encaminhou seis novos profissionais para a unidade.

Três técnicos de enfermagem e três enfermeiros foram destacados para contribuir, exclusivamente, no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios agudos e com forte suspeita de Covid-19, tanto adultos quanto crianças. Desde março, eles atuam na linha de frente do serviço de saúde. A diretora da UPA Zona Norte, Suellen Cardoso, reforça que esta equipe extra foi fundamental para a reorganização frente à Covid-19 desde o início da pandemia até hoje.

“Tivemos que fazer toda uma readequação. Abraçamos a causa e fizemos acontecer. E a equipe do projeto participou de tudo isso. Gostaríamos muito que o grupo continuasse, vamos sentir muita falta, porque, hoje, todos fazem parte de uma única equipe. É um projeto muito interessante para todos, inclusive, para os profissionais que chegaram. Tenho certeza que ganharam muita experiência”, disse ela.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora Sant’Ana, destacou que o papel da extensão universitária é contribuir com o desenvolvimento dos estudantes e participantes de projetos assim como com a sociedade, em uma via de mão dupla. Para ela, “a atuação de nossos bolsistas na UPA é uma demonstração deste papel. É muito satisfatório, depois de sete meses, ver a grandiosidade das ações desenvolvidas e o impacto delas na vida dos nossos estudantes e profissionais.”

O Projeto UEM no combate ao coronavírus é financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Atua nos municípios da 15ª Regional de Saúde (Maringá), 12ª Regional de Saúde (Umuarama), 13ª Regional de Saúde (Cianorte) e 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã).

Assessoria PMM
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: