Início Maringá Mais de 20 escorpiões são encontrados em uma rua de Maringá

Mais de 20 escorpiões são encontrados em uma rua de Maringá

Durante esta semana, vários moradores do Jardim Colina Verde I, em Maringá, assustaram com a quantidade de escorpiões que encontraram em um único lugar, na Rua Emília Francisca Xavier da Silva. Segundo relatos, foram pelo menos 20 escorpiões amarelos que apareceram em casas diferentes.

A comunidade conta que há terrenos vazios entre as casas com mato alto e até entulhos de construção civil; e esse possa ser o local de concentração do peçonhento. Reforça ainda que o bairro é habitado por famílias com crianças pequenas, aumentando o risco de picadas

Grande parte dos reclamantes disse que já entrou em contato com a Ouvidoria 156 da Prefeitura de Maringá e tem dificuldade para receber uma resposta satisfatória. Eles mantém um grupo de WhatsApp para dividirem as experiências nada agradáveis com os bichos. Por sua vez, a Prefeitura informou que não tem registro de ataques de escorpiões no Jardim Colina Verde I e que, as equipes de epidemiologia estão trabalhando e averiguam quando há denúncia.

ORIENTAÇÕES
A Secretaria de Saúde de Maringá alerta para que a população reforce os cuidados com os escorpiões. Altas temperaturas e os períodos chuvosos favorecem o aparecimento do animal que, em busca abrigo em lugares secos, entra em residências e estabelecimentos comerciais por ralos e soleiras.

É importante colocar barreiras nas portas e janelas e utilizar telas de proteção nos ralos e tampas. Essas são consideradas medidas simples, mas eficazes para a prevenção. A constante limpeza do quintal e não utilização de venenos, o que não elimina e apenas desaloja o escorpião, também são importantes.

Durante a noite a atenção deve ser redobrada porque os escorpiões têm hábitos noturno. De acordo com a secretaria, cada morador é responsável pelo imóvel onde mora; enquanto as áreas públicas são de responsabilidade da Saúde, por meio da atuação do Plano Municipal de Controle de Escorpião.
Por fim, se encontrar um escorpião entre em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 160 ou Geral por meio do número 156.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: